O Brasil é o país com mais atletas classificados para a final do skate park masculino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Pedro Barros, Luigi Cini e Augusto Akio terminaram a fase classificatória, respectivamente em sexto, sétimo e oitavo, e garantiram vaga na disputa por medalha, que acontece hoje às 12h30 no horário de Brasília. A decisão contará com a participação de dois americanos, dois australianos e um italiano.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
O melhor desempenho ficou com o campeão olímpico Keegan Palmer, da Austrália, que somou 93,78. O americano Tom Schaar (92,05) e Tate Carew (90,42), além do italiano Alex Sorgente (91,14), também ficaram a frente dos brasileiros. A surpresa ficou por conta da eliminação de Gavin Bottger, o atual campeão mundial, que terminou em décimo lugar.
Brilho do campeão olímpico
Os brasileiros só entraram em ação nas duas últimas baterias do skate park masculino. Então, puderam assistir o desempenho dos adversários e entrar na pista sabendo mais ou menos o que era necessário para avançar à final. Na primeira série, o grande destaque foi o campeão olímpico Keegan Palmer, da Austrália, que voou para fazer 93,78. O americano Tom Schaar veio logo a seguir com 92,05.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na segunda bateria, o único que se aproximou de Palmer e Schaar foi o líder do ranking mundial, Tate Carew, dos Estados Unidos, que fez 90,42. O atual campeão mundial, o também americano Gavin Bottger, errou em duas das três voltas e somou 86,95, o que o deixava num perigoso quinto lugar com dez skatistas ainda a competir nas duas últimas baterias.
Brasileiros em ação
Quando Pedro Barros e Augusto Akio entraram na pista na terceira bateria do skate park masculino, estava muito claro que, para garantir vaga na final, seria preciso ultrapassar a barreira dos 90 pontos ou chegar muito perto disso.
Primeiro a descer, Pedro Barros fez a parte dele, completou a volta sem erros, acertando boas manobras e altos aéreos, somando 89,24. Mas o italiano Alex Sorgente tratou de deixar os dois para trás ao marcar 89,96 para assumir o quarto lugar e deixar os brasileiros, respectivamente, em quinto e em sexto.
Sorgente ainda conseguiu melhorar seu resultado ao chegar a 91,14, subir para terceiro e garantir a classificação para a final. Pedro Barros, por sua vez, não conseguiu acertar nenhuma das duas voltas seguintes. Já Augusto Akio melhorou um pouco, fez 88,98, número que, entretanto, não foi suficiente para que ele melhorasse o sexto lugar. A esta altura, o campeão mundial Gavin Bottger tinha caído para a oitava posição e tinha que torcer para que nenhum skatista da última bateria o ultrapassasse para chegar na final.
Últimas vagas
A esperança de Bottger acabou logo que Luigi Cini abriu a última bateria do skate park masculino. O brasileiro somou 89,10, assumiu o sexto lugar, se colocando entre Pedro Barros e Augusto Akio, e mandou o atleta dos Estados Unidos de volta para casa.
Além de Luigi Cini, quem brilhou na última bateria foi o australiano Keefer Wilson. Ele marcou 90,10, ultrapassou os brasileiros e se classificou em quinto. Assim, Pedro Barros ficou em sexto, Luigi Cini em sétimo e Augusto Akio em oitavo.