Fadinha no topo mais uma vez! A brasileira Rayssa Leal, de apenas 16 anos, brilhou na decisão do skate street feminino e conquistou o título do Qualificatório Olímpico de Xangai, na China. Na grande final, ela derrotou três atletas japonesas, além da australiana Chloe Covell, vice-campeã mundial da modalidade. No masculino, Giovanni Vianna finalizou em sétimo lugar. Já na disputa do park, cinco skatistas do Brasil participaram da briga pelo pódio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na etapa das voltas, Rayssa logo começou mostrando uma grande variedade de manobras e alcançando um ótimo 86.43. Porém, na sua segunda oportunidade, ela elevou ainda mais o nível e conseguiu a pontuação de 92.23, largando na liderança da final. Depois, veio a fase das manobras. Na primeira tentativa, a brasileira obteve a nota de 86.30. Ela seguiu com uma atuação brilhante e emplacou mais um 90+, com 91.81.
Após dois erros, Rayssa Leal fechou sua participação com a pontuação de 90.85, trocou uma das notas de manobra e acabou com o somatório de 274.89. As japonesas Liz Akama (274.35) e Coco Yoshizawa (257.73) completaram o pódio. A australiana Chloe Covell, uma das grandes destaques do skate feminino e dona de dois títulos em etapas da Street League Skateboarding (SLS), não pontuou nas manobras e terminou apenas na oitava colocação.
“Estou muito feliz. Conquistei o primeiro lugar. Queria agradecer a todo mundo pela torcida. Muito obrigado a todo mundo que mandou energia positiva! Valeu pra quem ficou de madrugada assistindo. E é isso. Só tenho a agradecer”, comemorou Rayssa.
Brasileiros nas outras finais
Na decisão masculina do skate street, Giovanni Vianna foi o representante brasileiro. Ele teve um bom início de disputa e fechou a etapa das voltas com a pontuação de 86.47, seguindo adiante em sexto lugar geral. Logo depois, o paulista começou a nova fase com um excelente 90.92. No entanto, nas quatro tentativas seguintes, Giovanni não conseguiu completar suas manobras e acabou somando um 0.0, fechando em sétimo com 177.39. O título ficou para o estadunidense Jagger Eaton (278.28), seguido de Ginwoo Onodera (277.34), do Japão, e Chris Joslin (275.34), também dos Estados Unidos.
- Falta de renovação pode prejudicar resultado do Brasil em LA
- Sabrina brilha em amasso do Rzeszów na Copa da Polônia
- Gabi pega dois de dois tiros de sete metros na Liga Romena
- Lucas Pinheiro Braathen fecha ano com top-15 no slalom
- Conjunto brasileiro convocado para ciclo de Los Angeles 2028
Além disso, ocorreram as finais do skate park do Torneio Qualificatório de Xangai em ambos os naipes. No feminino, a catarinense Isadora Pacheco ficou muito perto do pódio. Ela finalizou na quarta posição com 86.77, menos de 0.5 a menos que a terceira colocada, a japonesa Sakura Yosozumi (87.02). A campeã foi a australiana Arisa Trew (91.16), que bateu Kokona Hiraki (90.18), do Japão.
Entre os homens, Pedro Barros teve o melhor desempenho entre os skatistas do Brasil e encerrou sua campanha no quinto lugar, com a nota de 88.96. Já Augusto Akio e Luigi Cini, ficaram nas sétima e oitava colocações, respectivamente. Por fim, o estadunidense Tate Carew (93.33) conquistou o título, superando o australiano Keegan Palmer (campeão olímpico em Tóquio-2020) e o norte-americano Jagger Eaton (medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos no street).
*Com informações da Confederação Brasileira de Skateboarding