O Qualificatório Olímpico de skate em Xangai já está nas fases decisivas, e o Brasil segue forte rumo à Paris! Entre a noite desta sexta-feira e a madrugada deste sábado (18), onze brasileiros estiveram presentes nas disputas classificatórias do Street feminino e do Park masculino. No total, sete skatistas do Brasil avançaram às finais da competição. Rayssa Leal (Street), Dora Varella e Isadora Pacheco (Park) foram as representantes do país que se classificaram entre as mulheres. Enquanto Giovanni Vianna (Street), Luigi Cini, Pedro Barros e Augusto Akio decidem entre os homens.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
A etapa de Xangai é a primeira da série de dois eventos classificatórios para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A segunda prova será em Budapeste, na Hungria, e ao final dela, todos os pontos obtidos serão somados pelo ranking. Por fim, os 20 melhores skatistas em cada modalidade, vão garantir suas vagas nas Olimpíadas. Vale destacar que há o limite de três cotas por gênero para cada comitê olímpico nacional.
Street
As disputas das semifinais, tanto no skate Street, quanto no Park, foram realizadas entre 16 atletas. A primeira categoria é dividida em duas etapas: volta completa (duas chances) no circuito e manobras únicas (cinco chances). Por fim, soma-se a nota da melhor volta completa e as duas maiores pontuações das manobras únicas. Os oito melhores skatistas avançam às finais.
O Brasil contou com três skatistas para a disputa das semifinais. Rayssa Leal foi a única entre as mulheres, mas conseguiu avançar à decisão. A medalhista olímpica e campeã mundial fez 84.40 pontos na sua segunda volta, e teve as notas de 86.25 e 86.30 nas manobras únicas. Assim, ela somou 256.95 pontos e ficou na quarta colocação. A australiana Covell liderou a fase com 259.99.
Entre os homens, Giovanni Vianna garantiu a sua classificação à final com emoção. Ele fez 84.55 pontos na sua segunda volta, e teve as notas de 90.92 e 93.13 (feita na última tentativa) nas manobras únicas. Vianna, então, ficou no 6º lugar com 268.60. Felipe Gustavo (15º) foi o outro brasileiro presente na categoria, mas não classificou com 154.72.
Park
Da mesma forma, as disputas do Park contaram com 16 atletas competindo pelas oito vagas da final. Por lá, os skatistas têm três chances para alcançarem a melhor nota possível. O Brasil contou com oito skatistas para a disputa das semifinais. Entre as mulheres, Isadora Pacheco (4º – 78.26) e Dora Varella (6º – 75.37) se classificaram à decisão. Enquanto Raicca Ventura ficou no quase com a 10ª posição – 74.64 pontos, a nota de corte foi da australiana Trew com 75.00.
Já no Park masculino foram três classificados. Luigi Cini em 3º lugar com 84.11 pontos, Pedro Barros em 4º – 82.21 e Augusto Akio em 5º – 81.72. Por outro lado, Pedro Quintas (13º – 75.28) e Pedro Carvalho (16º – 21.00), pararam nas semis. A nota de corte do Qualificatório Olímpico de skate Park foi do estadunidense Bottger, com 80.12 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK