A Série Qualificatória Olímpica de skate em Xangai continua, e o Brasil segue forte rumo à Paris! Entre a noite desta quinta-feira e a madrugada desta sexta-feira (17), doze brasileiros estiveram presentes nas disputas classificatórias do Street feminino e do Park masculino. No total, seis skatistas do Brasil avançaram às semifinais da competição. Rayssa Leal foi a única representante do país a se classificar entre as mulheres, enquanto Pedro Quintas, Augusto Akio, Pedro Carvalho, Pedro Barros e Luigi Cini foram às semis entre os homens.
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
- ‘Mundial de Clubes é muito importante’, afirma Gabi Guimarães
A etapa de Xangai é a primeira da série de dois eventos classificatórios para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A segunda prova será em Budapeste, na Hungria, e ao final dela, todos os pontos obtidos serão somados pelo ranking. Por fim, os 20 melhores skatistas em cada modalidade, vão garantir suas vagas nas Olimpíadas. Vale destacar que há o limite de três cotas por gênero para cada comitê olímpico nacional.
Park Masculino
Assim como as demais categorias, a disputa do skate Park masculino está dividida em três partes. Na primeira, 44 skatistas vão à pista três vezes cada em busca de alcançarem a melhor nota possível. Os 16 atletas que obtiverem as maiores pontuações se classificam às semifinais. Por lá, os competidores terão de ficar entre os 8 melhores para avançarem à final do evento.
O Brasil contou com seis skatistas para a disputa da fase classificatória. Deles, cinco ficaram entre as 16 maiores notas e avançaram às semis. Pedro Quintas foi o brasileiro melhor colocado, 3º lugar, com a nota de 83.84, conquistado na sua última tentativa. Na sétima colocação veio Augusto Akio, que fez 83.25 em sua primeira volta. Pedro Carvalho em 9º (83.04), Pedro Barros em 11º (81.85) e Luigi Cini em 14º (78.76) foram os outros brasileiros que conseguiram avançar à próxima fase do evento.
Murilo Peres foi o único representante do Brasil no Park masculino que não se classificou às semis da categoria. Ele fez uma volta de 72.49 pontos e ficou na 21ª colocação, porém, a nota de corte foi do italiano Sorgente, que fez 76.80.
Street Feminino
No Street feminino a disputa da Série Qualificatória Olímpica acontece nos mesmos moldes do skate Park masculino, com a diferença apenas no número de voltas de cada atleta: duas. O Brasil contou com a participação de seis atletas na etapa de classificação. Dentre eles, apenas a medalhista olímpica e campeã mundial, Rayssa Leal (6º – com 76.01), conseguiu avançar às semifinais.
Dentre as brasileiras eliminadas, Pâmela Rosa foi quem chegou mais perto de seguir adiante, na 26ª colocação com 53.19 pontos. Em seguida veio Marina Gabriela na 32ª posição com 37.52 e Gabriela Mazzeto na 33ª com 36.29. Por fim, longe da disputa ficou a Isabelly Ávila (41º – 11.32 pontos) e Kemily Suiara (44º – 0.30)
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK