O skatista brasileiro Felipe Gustavo foi ao pódio da primeira edição da SLS Apex, no último sábado (30), em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento marcou um novo formato de disputa da Street League, com disputa condensada e dinâmica. Outros dois brasileiros também disputaram a final: Giovanni Vianna ficou na quarta colocação, enquanto Filipe Mota foi o sétimo colocado.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
Neste novo formato da SLS APEX, cada skatista tem direito de realizar sete tentativas de manobra, valendo como nota final a somatória das três maiores pontuações. A competição recria picos clássicos de rua, sendo que a primeira edição teve como inspiração o corrimão da Bervely Hills High 9, que apareceu em muitos vídeos icônicos de skate.
O japonês Yuto Horigome liderou a competição de ponta a ponta e venceu a disputa com 27.5. Giovanni Vianna e Felipe Gustavo dividiam o pódio com ele até a última rodada de manobras, até que o norte-americano Alex Midler assumiu a segunda colocação. Felipe foi para a última tentativa logo após o estadunidense e acertou sua última manobra, garantindo a terceira posição com 27.3
Midler e Felipe tiveram a mesma pontuação: 27.3. O brasileiro somou 9.2, 9.1 e 9.0, enquanto o estadunidense teve 9.1, 8.8 e 9.4. Pelos critérios de desempate, garante a melhor colocação o skatista que tiver a maior nota dentre as manobras. Portanto, o estadunidense ficou a frente de Bochecha. Giovanni totalizou 27.2, com 9.0, 9.2 e 9.0 e terminou em quarto lugar. Por fim, Filipe Mota somou 17.6, com 8.5 e 9.1, ficando em sétimo.
Sequência da SLS
A próxima para da principal liga de skate street do mundo será a etapa “tradicional” de San Diego, nos Estados Unidos, em 20 de abril. O próximo SLS APEX ocorrerá em 25 de maio, também em Las Vegas. Ao todo, a temporada tem quatro etapas SLS, três SLS APEX e o SLS Super Crown (programado para São Paulo, em dezembro), em seu calendário.