No segundo dia de treinamentos antes do início do Pro Tour de Dubai de skate park, nos Emirados Árabes Unidos, a brasileira Yndiara Asp acabou sofrendo uma lesão nas costas e teve que se ausentar da disputa do torneio. Por meio das suas redes sociais, a skatista de 26 anos cobrou a organização do evento melhores condições de treino.
Yndiara relatou que as atletas tinham que dividir um período de treinamento de 40 minutos com outras 13 skatistas, o que elevou a chance de ocorrerem acidentes na pista. Além disso, a catarinense também disse que não houve fraturas na sua lesão e que já está em processo de recuperação, em Dubai, com o apoio da equipe médica da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk). Por fim, no momento, a brasileira é a 16ª colocada no ranking mundial e ainda está na briga por uma das vagas aos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Confira a postagem de Yndiara Asp na íntegra
Não pude participar do campeonato aqui em Dubai, sofri um acidente no 2º dia de treinos. Estou melhor e me recuperando. Não houve fraturas nem nada mais grave, mas foi uma pancada muito forte e deu uma bagunçada geral, estou de repouso e logo estarei de volta nas pistas.
Mas meu post aqui é pra fazer um apelo a World Skate e quem mais tiver envolvido na organização desses eventos. Venho competindo mundialmente na modalidade park fazem quase 10 anos e desde que começaram os circuitos pré olímpicos o maior estresse tem sido os treinos. Especialmente nesses últimos anos, tem piorado.
Andar de skate já é alto risco por si só, não precisamos aumentar a margem disso. Três dias de treinos de 40 min por bateria para 14 pessoas, é incabível. Numa conta básica, imagina você ter num dia menos de 3 minutos para treinar na pista, e no total menos de 9 minutos. Num campeonato mundial, de mais alto nível, classificatório pras Olimpíadas?
Além de restringir o nível técnico do campeonato por falta de treinos de qualidade, fica extremamente perigoso e propício a acidentes. Skatistas desesperados, como animais na selva lutando pela vida. Desnecessário ser desse jeito. Todos estão aqui movidos a muito amor pelo skate, muita dedicação, muito investimento e tanta coisa e pessoas envolvidas, é muito esforço pra chegar num evento de alto nível, profissional e que deveria ter a melhor das condições pros personagens principais desse “espetáculo”.
Tem sido decepcionante e frustrante. Espero sinceramente que não tenhamos que esperar algo pior acontecer para que escutem nossa voz. Não é de hoje que estamos falando sobre isso.
Imagino que quem organiza nunca esteve ali no nosso lugar, porque se não com certeza já teriam tomado uma providência.
Meu relato aqui é pra pedir urgentemente que melhorem as condições desses treinos, e isso significa diminuir a quantidade de skatistas por bateria e aumentar o tempo/dias de treinos. Sempre tem soluções, basta procurarmos. Conto com vocês. E fico aqui torcendo pra todos skatistas darem seu melhor e ninguém se machucar.