O paulista Dan Sabino, de 15 anos, conquistou a primeira etapa do STU National, em Florianópolis, Santa Catarina, deste domingo (04). Ele venceu a disputa do park masculino, superando gigantes do skate brasileiro, como o medalhista olímpico Pedro Barros, que ficou em segundo lugar, e o vice-campeão mundial Augusto Akio, que foi o terceiro colocado.
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
Dan Sabino já havia encerrado o ano de 2023 de forma promissora, ao ficar em terceiro lugar na última etapa da temporada, em Recife. No novo formato da competição, inserido a partir de 2024, a final do STU National passou a ter seis skatistas, e não mais oito. Além dos medalhistas, competiram Luiz Francisco, Murilo Peres e Kalani Konig. Dan foi o mais novo da final.
“Uma final de gigantes, né?! Vou ser sincero que vim aqui dar o meu máximo, claro, mas não esperava essa vitória. É a realização de um sonho de criança, meu primeiro título no STU. E disputei com skatistas que, além de amigos, são meus ídolos, como o Pedro Barros. Loucura! Estou feliz demais. O público de Floripa é irado”, disse Dan, referindo-se à atmosfera do Skate Park do Abraão, em Florianópolis.
Dan Sabino venceu a disputa com nota de 85.00. Nas duas sessões de 20 minutos da final, valendo a melhor nota, ele tirou 75.00 na primeira, 84.00 na segunda e 85.00 na terceira. Nas outras três vezes que entrou na pista, não conseguiu aumentar a nota, mas nenhum outro skatista foi capaz de superá-lo. Pedro Barros marcou 82.55, enquanto Augusto Akio foi o terceiro com 82.40.