Integrante da seleção, elogiada publicamente por Rayssa Leal e a primeira skatista brasileira a executar a manobra 540º com perfeição, Helena Laurino segue quebrando recordes. Aos 11 anos, a paulista se tornou a campeã brasileira de skate park mais jovem da história na categoria amadora. O feito ocorreu no último final de semana, em Curitiba.
- Carol Meligeni é eliminada no quali do WTA 125 de Cáli
- Thiago Wild encerra temporada para operar hérnia inguinal
- Kauê Willy conquista medalha de bronze em Viña del Mar
- Bárbara e Carol chegam ao Rio na liderança do ranking mundial
- Brasil se vinga da Colômbia e é campeão Sul-Americano Sub-21
“A temporada de 2023 foi incrível! Foram várias competições de park e vertical. Venci o Brasileiro de Park, o STU on Tour e fui vice-campeã brasileira de skate vertical”, afirma a atleta. “Eu sabia que podia vencer se acertasse as linhas que treinei. Fico muito feliz com essa conquista tão cedo e isso me faz querer aprender manobras mais difíceis e continuar competindo em alto nível”, completa.
Para ficar com o título, Helena mostrou amplo repertório de manobras e uma linha bem consistente. Ela obteve a maior nota na segunda volta, ao atingir 60,17 pontos. Na sequência, outras duas atletas da Seleção Brasileira completaram o pódio. Maitê Demantova, com 57,44, ficou em segundo lugar, enquanto Fernanda Tonissi, com 56,87, foi a terceira colocada.
Grande temporada
O título de campeã brasileira amadora fecha com chave de ouro a maior temporada da carreira de Helena Laurino. Neste ano, ela venceu o STU on Tour, participou das finais do STU e realizou uma manobra histórica ao acertar um 540ª no Half Pipe público do Centro Esportivo do Tietê. Além disso, ela recebeu elogios públicos de diversas estrelas do esporte, entre elas, a vice-campeã olímpica Rayssa Leal.
Durante a última etapa do STU, Helena foi convidada pela comissão técnica da seleção brasileira a participar dos próximos campeonatos mundiais a partir de 2024. Assim, ela se tornou a mais jovem skatista do país a ser convocada. Por isso, já foca nos próximos compromissos. “Agora, férias e, em seguida, os treinos. A seletiva olímpica de Paris acontecerá em Dubai, no mês de fevereiro, e quero estar ainda melhor e mais competitiva”, conclui.
*De assessoria de imprensa