Siga o OTD

Skate

Lideradas por Pâmela Rosa, brasileiras avançam no Mundial

Mais velha entre 32 atletas garantidas nas quartas, atleta de 24 anos deu show e ficou em 2º na classificatória

Pamela Rosa em ação Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 skate street
(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Aconteceu na madrugada desta quarta-feira (13) as classificatórias femininas do Mundial de Skate Street em Tóquio, Japão. Pâmela Rosa deu um show e terminou em segundo na fase eliminatória. Além dela, Isabelly Ávila e Kemily Suiara se classificaram para a próxima fase. As três brasileiras se juntam a Rayssa Leal, uma das cinco atletas garantidas pelo ranking mundial nas quartas-de-final. Carla Karolina e Marina Gabriela foram eliminadas ainda na primeira fase.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Pâmela Rosa terminou em segundo lugar com 55.40. Roos Zwetsloot, dos Países Baixos, liderou as eliminatórias com 60.38 e a japonesa Yoshizawa Coco, de 14 anos, ficou em terceiro, com 51.97. Isabelly Ávila foi 24ª com 28.54 pontos e Kemily Suiara ficou em 25º lugar com 28.29 pontos e ambas se classificaram. Por outro lado, Carla Karolina terminou em 30º com 25.81 pontos e Marina Gabriela foi a 42ª melhor, com 21.26. As duas se despediram do Mundial de Skate Street.

+ Skatistas se manifestam a favor da CBSk nas redes sociais

Rayssa Leal, a australia Chloe Covell e três japonesas (Nakayama Funa, Oda Yumeka e Akama Rizu) estream direto nas quartas-de-final. As quartas de final começam às 22h da quinta-feira (14), horário de Brasília. Na noite de quarta (13), acontece as classificatórias masculinas. Nem a brasileira Gabi Mazetto nem a campeã olímpica Nishiya Momiji, do Japão, disputam o Mundial.

+ Saiba tudo sobre o Campeonato Mundial de Street no Japão

Com 24 anos e já decana, Pâmela Rosa dá show na quarta bateria

Pâmela Rosa é a decana do skate street brasileiro no Campeonato Mundial de Tóquio. Ela entrou na fase classificatória como a mais velha das seis representantes do Brasil no Mundial de street. Prova dos talentos precoces no skate, ela é a mais velha também das 32 atletas que estarão nas quartas de final. 

Com apenas 24 anos ela já é bicampeã mundial de skate street (São Paulo-2019 e Jacksonville-2021), bicampeã do X-Games (em Austin e Oslo, ambos em 2016), medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos da Juventude em Cali-2021 e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 além de ter terminado em 10º nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Pâmela Rosa participou da quarta e última bateria. Logo em sua primeira tentativa, a brasileira de 24 anos conseguiu a sensacional nota de 55.40 para liderar a classificatória. Porém, a neerlandesa Roos Zwetsloot conseguiu a única nota acima de 60 para terminar em primeiro lugar, deixando Pâmela em segundo. Em sua segunda corrida, para cumprir tabela, ela ficou com 10 pontos.

Isabelly Ávila se classifica para as quartas em sua primeira etapa de classificação olímpica

Isabelly Ávila foi a única brasileira na primeira bateria. A atleta de 19 anos foi a segunda skatista a participar e conseguiu 23.93 em sua primeira corrida e 28.54 na segunda, esperando portanto durante todo o dia para saber se classificava. A vaga foi confirmada com a 24ª colocação.

Kemily Suiara também vai as quartas

Kemily Suiara, 23, fez apenas 13.34 na primeira corrida e sabia que não conseguiria se classificar com essa nota. A única brasileira da terceira bateria, conseguiu a vaga por sua segunda corrida, na qual fez 28.29. Porém, a passagem para a próxima fase não foi fácil e apenas confirmada no fim da competiçao, com a 25ª colocação. A francesa Jeromine Louvet ficou com a 27ª e última vaga, com 27.47.

Carla Karolina e Marina Gabriela caem ainda nas eliminatórias

As duas brasileiras que participaram da segunda bateria ficaram enfim pelo caminho. Carla Karolina, 18 anos conseguiu 16.55 na primeira corrida e melhorou seu resultado com 25.81 na segunda corrida. Assim como Isabelly e Kemily ela também ficou na expectativa pela classificação, mas foi ultrapassada no final e terminou em 30º.

Já Marina Gabriela, com 20 anos, conseguiu 21.26 na primeira volta. Ela foi para o tudo ou nada na segunda corrida, mas acabou com apenas 5.73 pontos e terminou em 42º lugar.

Classificação olímpica do skate para Paris-2024 explicada

O ranking da World Skate distribui 20 vagas aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Porém, haverá um corte no início do ano que vem com apenas 44 atletas seguindo para uma Série de Classificação Olímpica, que acontecerá em Xangai, China, e Budapeste, Hungria. Depois do Mundial, ainda haverá um evento Pro Tour, em Dubai, Emirados Árabes Unidos que definirá as vagas.

+ Guia Olímpico do Skate nos Jogos Olímpicos de Paris-2024

Por enquanto, Rayssa Leal, em 2º, Pâmela Rosa, em 7º, e Gabi Mazetto, em 11º são disparadas as melhores brasileiras e deverão ao menos estar no top6 do país. Ainda não se sabe quantos pontos as etapas de Xangai e Budapeste distribuirão. 

Kemily Suiara entrou no Mundial como 31ª no ranking, com 7129 pontos. Com a classificação para as quartas ela já assegurou mais 2242 e portanto se garante virtualmente entre as 44 atletas no OQS.

Marina Gabriela é justamente a 44ª com 2959 pontos e portanto precisava de uma boa colocação. Atualmente ela seria a última a entrar na zona de classificação direta, e soma 1270 pontos com a 42ª colocação nas eliminatórias (e 47ª geral), chegando a 4229. 

Carla Karolina é a 45ª com 2786. Com a 30ª colocação nas eliminatórias (e 35ª geral), ela soma 1523 pontos, indo para 4309.

Ambas não só ficam a expectativa dos pontos das rivais em Tóquio, mas também devem ir para Dubai buscar pontos preciosos pelas últimas vagas.

O Japão tem nove atletas entre as 44 melhores. Mesmo com três japonesas ficando de fora, devido ao limite de 6 por país, necessariamente haverá atletas da Hungria, África (devido a representação continental obrigatória) e de um país elegível à Universalidade e portanto a zona de classificação termina por enquanto na mesma 44ª posição.

Isabelly Ávila disputa seu primeiro torneio valendo pontos olímpicos, mas se for para as semifinais fica em ótima posição para ingressar no top44.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Skate