Siga o OTD

Skate

Giovanni Vianna: De Santo André para o topo do Super Crown

Giovanni Vianna conquista o Super Crown e leva o ABC Paulista para o topo do mundo no skate street pela primeira vez

Helena Petry/COB

Giovanni Vianna está mais que confirmado na elite do skate street mundial! O andreense de 23 anos faturou o título do Super Crown masculino na tarde deste dia 3 em pleno Ginásio do Ibirapuera. O skatista venceu a disputa acirrada contra o francês Vincent Milou e conquistou o seu primeiro título do mundo. Além disso, é a primeira vez que um atleta do ABC Paulista chega ao topo do mundo na elite do skate street masculino.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Assim, natural de Santo André, Giovanni começou a carreira em competições em São Bernardo, também no ABC Paulista. Ele enfatizou como a região é importante para ele. “Lá é algo mágico , sempre foi um polo para o skate. Acho que ali tem alguma coisa diferente, muito pelas amizades também, tudo é muito verdadeiro”, contou o agora campeão no mundo.

Giovanni Vianna iniciou no skate aos dois anos de idade na pista do Ana Brandão, no que hoje é conhecido Parque da Juventude, em Santo André. O skatista, que já foi para Tóquio ser representante do Brasil na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos, ainda mora na cidade, no bairro da Vila Luzita, e ainda valoriza a região.

2023 consolida Giovanni entre os melhores

Giovanni Vianna, brasileiro campeão do Super Crown, em São Paulo (Reprodução/Twitter/@StreetLeague)
Giovanni Vianna conquista pela primeira vez o título do Super Crown (Reprodução/Twitter/@StreetLeague)

Giovanni Vianna tem tido um 2023 muito sólido. Ele, que já esteve na estreia olímpica do skate em Tóquio, faturou o bronze na etapa de Lausanne do World Skate, foi campeão da etapa de São Paulo do STU e faturou a prata na etapa do nacional no Rio, assim como vice-campeonato do Circuito Brasileiro. No Tampa Pro, o andreense foi prata. Já na SLS, foi 14º na etapa de Sidney, única que participou do ano. 

Por fim, o título do Super Crown em São Paulo coroa o ano do brasileiro. Giovanni chegou à competição na 14ª posição do ranking mundial. Entre os brasileiros, é o segundo mais bem ranqueado, atrás apenas do medalhista olímpico de prata Kelvin Hoefler. Com a conquista do circuito mundial, o andreense deve subir ainda mais na pontuação, encaminhando muito bem a vaga olímpica para Paris-2024.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Skate