São Paulo será a capital do skate neste final de semana. A metrópole paulista recebe o Super Crown da SLS, a final mundial da Liga Mundial de Skate Street, entre os dias 2 e 3 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera. O Brasil contará com a participação de 11 atletas, sendo três no feminino e oito no masculino. Destaques para a presença dos medalhistas olímpicos Kelvin Hoefler e Rayssa Leal e da bicampeã mundial Pâmela Rosa.
- Sesi Bauru vence e define quartas da Copa Brasil Feminina
- Praia garante G4 da Superliga Masculina e rival na Copa Brasil
- Tamires Araújo marca quatro gols em vitória pelo Romeno
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Nos pênaltis, Grêmio vence Bahia e conquista a Brasil Ladies Cup
Entre os homens, estão confirmados o atual campeão Gustavo Ribeiro (Portugal), o maior vencedor da história da SLS Nyjah Huston (EUA), e os brasileiros Kelvin Hoefler (vice-campeão olímpico), Felipe Gustavo (vencedor da etapa de Sydney), Filipe Mota, Carlos Ribeiro, Luan Oliveira, Lucas Rabelo, Giovanni Vianna e Gabryel Aguilar, que conquistou a vaga no SLS Select Series Saquarema 2023.
Completam, ainda, a disputa masculina Braden Hoban, Chris Joslin, Yuto Horigome, Torey Pudwill, Dashawn Jordan, Shane O’Neill, Aurelien Giraud, Manny Santiago, Ryan Decenzo, Alec Majerus, Jamie Foy, Vicent Milou, Daiki Ikeda, Kairi Netsuke, Maurio McCoy, Shay Sandiford, Dominick Walker, Jhancarlos Gonzales, Trent McClung. O australiano Tommy Fynn, que havia sido confirmado pela SLS, não participará mais do evento porque teve problemas com a logística. Assim, ele será substituído por TJ Rogers.
Entre as mulheres, destaque para Rayssa Leal, que busca o bicampeonato mundial “em casa”, após a conquista Super Crown 2022 no Rio de Janeiro. Pâmela Rosa e Isabelly Ávila, que conquistou a vaga no SLS Select Series Saquarema 2023, são as outras brasileiras na disputa. Completam a lista as japonesas Funa Nakayama, Momiji Nishiya, Yumeka Oda e Aoi Uemura, as holandesas Roos Zwetsloot e Keet Oldenbeuving, as americanas Paige Heyn e Mariah Duran, além da australiana Chloe Covell.
O caminho para o Super Crown
A Street League de Skate (SLS) teve sua primeira etapa de 2023 realizada em Chicago, nos Estados Unidos, em abril. O Brasil fez dobradinha na ocasião, com vitórias de Rayssa Leal e Kelvin Hoefler. Em seguida, a SLS partiu para Tóquio, no Japão, onde a australiana Chloe Covell e o anfitrião Yuto Horigome sagraram-se campeões, em agosto. Por fim, em outubro, em Sydney, Chloe Covell e o brasileiro Felipe Gustavo foram os vencedores.
Em São Paulo, a disputa pelo Super Crown começará no sábado (2), com as baterias eliminatórias. Entre as mulheres, haverá dois grupos com seis skatistas cada, em que as três melhores de cada chave avançam para a final. Por outro lado, no masculino, serão cinco grupos de seis skatistas, com os vencedores de cada grupo e o melhor segundo colocado indo para a decisão. As finais ocorrerão no domingo (3).
Em ambas as etapas (Knockout Rounds e Finals), os skatistas terão duas voltas de 45 segundos e cinco oportunidades de manobras individuais. A nota final dos atletas será a soma das quatro maiores notas, podendo conter uma volta e três manobras individuais, ou quatro manobras individuais. A pontuação máxima é de 40 pontos. A final feminina começa às 10h30 (ao vivo na Globo), enquanto a masculina ocorrerá a partir das 14h30 (ao vivo no Sportv).
*Com informações da SLS