O Campeonato Brasileiro de Skate Street de 2023 reunirá atletas de todo o país na cidade de Santos-SP. A competição acontecerá entre os dias 4 e 10 de dezembro. Com apoio da Prefeitura Municipal, o evento marcará a inauguração do Skatepark Novo Quebra-Mar com a presença de grandes nomes da modalidade.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Ao todo, foram abertas cerca de 230 vagas para o torneio nacional, que é apresentado pelo Banco BV e conta com patrocínio da Qix Internacional. Os nomes foram definidos com base nas seis seletivas classificatórias realizadas nos últimos meses (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Pará-Maranhão-Piauí, São Paulo, Sudeste e Sul), além do ranking profissional formado a partir do Circuito Brasileiro de Street. A competição irá contar com oito categorias: Masculino Profissional, Masculino Amador, Masculino Iniciante e Masculino Master; Feminino Profissional, Feminino Amador, Feminino Iniciante e Feminino Master.
- Carolana brilha com sete pontos de bloqueio em triunfo no Italiano
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Diego Gobbi sobre LA-28: ‘vou lutar por vaga para o Brasil’
- Sada Cruzeiro fecha 2024 na liderança da Superliga Masculina
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
Integrantes das seleções brasileiras de street e park estarão presentes no nacional, em data e horário não definidos. Logo depois, o grupo do street embarca para o Mundial da modalidade, que acontece em Tóquio-JAP, entre os dias 10 e 17 de dezembro. Dessa forma, os nomes da seleção júnior de street, que não viajarem para o Mundial, também têm vaga para disputar a competição em Santos-SP.
“O Campeonato Brasileiro de Street é uma competição tradicional do nosso calendário. É um evento que reúne nomes do Brasil inteiro, que se destacaram regionalmente e, assim garantiram vaga. A competição é uma grande oportunidade de aparecer para a cena nacional. Esse ano, ainda temos a presença da categoria Profissional, o que fortalece ainda mais a competição”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.
Local da competição
O Skatepark Novo Quebra-Mar terá uma estrutura completa de Centro de Treinamento, com pistas de park e street e uma sede administrativa com recepção, sala de reuniões, sala de fisioterapia, depósito, salas de apoio, banheiros e vestiários. Além de passar a ser um espaço de preparação para a seleção brasileira, as pistas serão um atrativo para a realização de eventos, espaço para aulas de skate e para o desenvolvimento do skateboarding e dos skatistas da região.
“O skate vem se destacando no país inteiro com atletas brasileiros garantindo vitórias importantes nas principais competições internacionais e Olimpíadas, inclusive nomes que representam a nossa Cidade como Gabi Mazetto, Guilherme Parada, Felipe Piolho e a Lua Vicente. Isso tem feito com que a modalidade atraia cada vez mais adeptos. Desde o início da nossa escola pública de skate o projeto já atendeu mais de 1000 atletas gratuitamente, é uma das aulas que tem maior procura de alunos e não tenho dúvida que agora com a pista olímpica de skate e toda essa infraestrutura que a Prefeitura está disponibilizando para os santistas e atletas do país inteiro, muito em breve veremos grandes campeões saindo aqui na nossa cidade”, destacou o secretário de Esportes de Santos, Gelasio Fernandes Júnior.
O Campeonato Brasileiro terá entrada franca e, certamente, será um primeiro marco importante para a economia local e o turismo da região.
*Com informações da Confederação Brasileira de Skateboarding