Foi dada a largada para o Mundial de skate park, em Roma, na Itália, nesta quarta-feira (4). O primeiro dia do evento contou com as classificatórias da disputa masculina. Dez brasileiros entraram em ação, sendo que seis deles avançaram para as quartas de final: Murilo Peres, Luigi Cini, Pedro Carvalho, Kalani Konig, André Mariano e Pedro Quintas. Eles juntam-se a Pedro Barros e a Augusto Akio, que já estavam previamente classificados.
- João Fonseca vence e fica a uma vitória de furar quali do AusOpen
- Bia Haddad Maia vence e chega à semifinal de duplas em Adelaide
- “Haaland do Sertão” marca no fim e dá triunfo ao Bahia na Copinha
- Ex-gestor do Flamengo será anunciado como novo diretor do COB
- Osasco retoma 2º lugar da Superliga e Sesi Bauru mantém embalo
Murilo Peres foi o melhor brasileiro da qualificatória, que foi composta por 118 atletas. Cada um deles pôde fazer duas voltas de 45 segundos, sendo que apenas a melhor nota foi válida para a classificação. Murilo anotou 73.41 para ficar em sétimo lugar. Em seguida, apareceu Luigi Cini, com 73.03, em oitavo lugar. Pedro Carvalho foi o nono colocado, com 72.77. Entre os outros brasileiros, Kalani Konig foi o 19º (68.16), André Mariano, o 20º (67.92), e Pedro Quintas, o 24º (67.47).
Do total de 118 atletas, apenas os 27 melhores colocados se classificaram para a próxima fase. As quartas de finais acontecerão na sexta-feira (6), a partir das 6h35, no horário de Brasília. Esses skatistas juntam-se aos cinco melhores colocados do ranking mundial, que já estavam previamente garantidos nas quartas. Entre eles, incluem-se Augusto Akio e Pedro Barros, que fizeram dobradinha no último Mundial de skate park, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
Brasileiros eliminados
Outros quatro brasileiros competiram no dia, mas não conseguiram avançar. Dan Sabino ficou em 35º lugar, com 59.67, enquanto Hericles Fagundes terminou em 38º, com 58.14. Luiz Francisco, o Luizinho, fez sua primeira competição internacional depois de uma cirurgia no joelho, e cometeu falhas em sua apresentação, anotando 52.45 para ficar em 46º lugar. Por fim, Mateus Guerreiro foi o 65º, com 37.58.
Além dos homens, o Brasil também está presente no Mundial de Roma com oito nomes na disputa feminina. Dora Varella, Fernanda Tonissi, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Sofia Godoy, Yndiara Asp, Lua Vicente e Victoria Bassi farão suas estreias nesta quinta-feira, a partir das 4h, nas qualificatórias. Assim como no masculino, as 27 melhores colocadas se garantem nas quartas de final.