O clima esquentou na manhã deste domingo (24) no Parque Villa Lobos, em São Paulo. Os principais nomes do skate nacional se reuniram para a disputa do STU Nacional. Enquanto, no feminino, a representante olímpica de Tóquio-2020 Isadora Pacheco sagrou-se campeã, no masculino foi mais um show de Augusto Akio, o Japinha, que promete ser um dos destaques da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e está de passagem marcada para os Jogos Pan-Americanos de Santiago.
As competições seguem ainda hoje às 14h com as disputas do skate street masculino e feminino e finalmente o paraskate park, terminando com a competição de best trick.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Os medidores de temperatura marcavam 33 graus, mas a sensação térmica que parecia o dobro disso. Sob um sol escaldante, uma torcida barulhenta e animada foi ocupando as arquibancadas, e portanto, dando aquela força aos atletas. Isadora Pacheco aproveitou e já deu um show em sua primeira tentativa conseguindo 59.83 dos juízes. Fernanda Tonissi garantiu o segundo lugar já na primeira volta, mas em sua última tentativa conseguiu melhorar sua nota e finalizou com 59.
Sofia Godoy conseguiu 56.83 e terminou em terceiro lugar. Completaram as finalistas Lua Vicente (4ª), Fernanda Galdino (5ª), Carolyna Fachin (6ª), Helena Laurino (7ª) e Marina Praxedes (8ª).
“Esse evento é um grande evento, super importante para o skate brasileiro, skate feminino, a cultura do esporte, a cultura de São Paulo então estou muito feliz de fazer parte disso”, comentou a campeã.
Em competição de estrelas, Akio brilha mais
O céu tem muitas estrelas, mas uma delas é a principal: o sol. Essa alegoria pode ser usada para explicar o skate park masculino brasileiro, um dos principais celeiros de talentos do mundo atualmente. No meio de tantas estrelas a vitória ficou com Augusto Akio, o Japinha, que fez valer a condição de líder do ranking da STU e atual vice-líder do ranking mundial.
Akio tinha se classificado em primeiro na semifinal, mas a competição não foi nada fácil. O STU de São Paulo foi recheado de grandes nomes nível mundial: Luigi Cini, campeão da etapa de San Juan do Circuito Mundial; Kalani Konig, que faz dobradinha de finaisem park e skate; e os olímpicos Pedro Quintas e Luiz Francisco, o Luizinho, em sua primeira competição no ano após se recuperar de uma cirurgia.
Akio conseguiu fazer duas grandes voltas, sendo que garantiu o título com uma nota de 86.05 em sua segunda tentativa. Como ele era o último a se apresentar, sua última volta foi a chamada « golden run » em que ele pode se divertir e fazer a festa já com o título garantido. Quando perguntado sobre os planos para Paris e as próximas competições – em quatro semanas ele participa dos Jogos Pan-Americanos de Santiago -, o Japinha fez questão de ressaltar esse lado afetivo do skate.
“Primeiramente eu queria agradecer minha família, patrocinadores, amigos que sempre me apoiaram e incentivaram. Eu pretendo continuar a andar de skate, independente de competição, independente dessas coisas que a gente passa. Skateboard é uma comunidade, familia, onde um se preocupa com o outro”, declarou o atual vice-campeão mundial de skate.
Park masculino faz a festa do público no STU
Kalani Konig ficou em segundo lugar com uma volta de 85.83, seguido de Pedro Quintas que terminou em terceiro com 84.33. Luisinho fez uma grande volta em sua última tentativa e comemorou muito fazendo sua tradicional joga de capacete para a plateia. Em sua primeira competição do ano, se preparando ainda para o Mundial de Roma, ele terminou em quarto lugar com 81.33.
Completaram os finalistas Dan Sabino (5º), Murilo Peres (6º), Luigi Cini (7º) e Pedro Carvalho (8º), que fez a festa da torcida jogando seus sapatos para os fãs. Ao fim da competição, já no fim da tarde, haverá a cerimônia de premiação das medalhas.