Começou a etapa de Lausanne, na Suíça, do Pro Tour de skate street. Nesta terça-feira (12), os atletas do masculino entraram na pista em oito baterias qualificatórias. Assim, o grande destaque ficou para Filipe Mota, de apenas 16 anos, que fez grande apresentação e passou com a primeira colocação. A competição conta pontos para o ranking da World Skate, que define os classificados para os Jogos Olímpicos.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
No primeiro dia de manobras na pista suíça, Filipe Mota deixou o Brasil no lugar mais alto da classificação para a próxima etapa. Dessa forma, o skatista foi o 106º a se apresentar, o quinto da bateria 7, anotou 57,44 pontos na primeira volta. Em seguida, encaixou melhor as manobras e fez 64,31 pontos para alcançar a melhor nota do dia.
Para entender o quão Filipe foi bem, o segundo classificado foi o japonês Kairi Netsuke, com 60,81 pontos. Além disso, o terceiro, o norte-americano Jagger Eaton, anotou 60 pontos, ou seja, o brasileiro teve quatro pontos a mais que seus concorrentes mais próximos.
- São Paulo é cirúrgico e leva vantagem na Copa do Brasil sub-20
- Minas atropela Pinheiros e assume a vice-liderança na Superliga
- Barcelona de Petrus vence outra na Champions e segue líder
- Laura Pigossi estreia com vitória nas duplas do WTA de Colina
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
+ Pro Tour de Lausanne agita corrida olímpica do skate street
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Assim, Filipe e outros três brasileiros ficaram entre os 28 melhores skatistas que passaram para as quartas de final. Primeiramente, Felipe Gustavo foi o sétimo, com 56,30 pontos, na sua primeira apresentação. Depois, Giovanni Vianna ficou em 11º, com 53,12 pontos, e Gabryel Aguilar foi o 18º, com 45,16 pontos. Por conseguinte, Giovanni é um dos brasileiros que teriam uma vaga para Paris-2024, caso fosse considerada a pontuação até o momento. Então, foi vital para suas pretensões de somar mais pontos possíveis.
Por fim, não passaram de fase, João Lucas Alves (29º), com 37 pontos, e Lucas Rabelo (31º), com 35,66.
Ordem invertida
Por conta da possibilidade de chuva na quarta-feira (13), a World Skate inverteu a ordem das classificatórias do Pro Tour de Lausanne (SUI). Como há mais inscritos no masculino (oito baterias na primeira fase), os homens abrem o evento, nesta terça-feira (12), que deve ser de tempo estável. Assim, a primeira fase feminina (quatro baterias) agora acontecerá na quarta (13), quando o menor número de competidoras permitirá o ajuste no cronograma, caso seja necessário.