8 5
Siga o OTD

Skate

Gustavo Picaski e Fernanda Tonissi se destacam no park no STU

No masculino e no feminino, modalidade Park do STU National de Criciúma já conhece todos os nomes que lutarão pelas vagas nas finais

(Julio Detefon/Divulgação STU)

Apenas 19 e 16 anos. Estas são as idades dos jovens skatistas que, nesta sexta-feira (03/03),avançaram com as maiores notas das eliminatórias para as semifinais, na abertura da modalidade Park do STU National de Criciúma (SC). No masculino, o catarinense Gustavo Picaski, que completa 20 anos daqui a exatos dez dias, e, no feminino, a paulistana Fernanda Tonissi. Dois nomes de uma nova geração do skate que não para de pedir passagem. E com histórias curiosas, que fazem do esporte ainda mais apaixonante.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Trajetória de Gustavo

Gustavo Picaski, por exemplo, que é bisneto de polonês, só surgiu no skate por conta de um trauma de infância. Aos 10 anos de idade, ele já surfava e competia em Imbituba, sua cidade natal, quando levou “um caldo de uma onda dupla”, segundo ele, e diz que quase morreu afogado. Não queria mais saber daquele esporte por um bom tempo. Foi quando conheceu o skate e nunca mais largou. No primeiro Brasileiro que disputou, ainda como mirim, terminou em quarto lugar. Alguns anos depois, em 2018, já conseguia sua vaga para disputar o STU.
+ Como economizar ao receber premiações no exterior?
+ Manoel Messias conquista bronze na World Series de triatlo
+ Unisanta apresenta equipe de natação para 2023
+ Hamilton Yamane e Kim Takayasu caem no mata-mata em Portugal
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK

O auge da ainda curta carreira veio justamente nesta sexta. Por não ter terminado bem no ranking nacional de 2022, ele recebeu um wildcard da organização do evento para poder participar desta primeira etapa. Por isso, era só um dentre os nove skatistas da primeira de quatro baterias das eliminatórias, que classificariam apenas os 13 melhores para a semifinal deste sábado. E na última de suas três voltas de 45 segundos, arrancou dos juízes a nota 74,58, que não seria alcançada por nenhum dos 34 outros nomes na disputa.

Fala de Picaski

“Para ser sincero, jamais imaginava passar em primeiro para a semifinal. Posso dizer que neste ano vim buscar mais foco, porque eu não soube lidar com a ansiedade no ano passado. Disputei todas as etapas de 2022 e só passei para uma semifinal, justamente aqui em Criciúma. Chego agora mais concentrado, ajuizado, e estou até namorando, o que me faz melhor. E quero fazer algumas outras manobras diferentes na semifinal. O que importa é que estou feliz”, disse Picaski, que por muito pouco não foi superado pelo medalhista olímpico Pedro Barros, que fez a nota 73,16.

Resultados do masculino

Picaski, Barros e outros 11 skatistas avançaram para a semifinal e se juntam a Pedro Carvalho, Gui Khury e Kalani Konig, segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente, do ranking 2022. O atual campeão do circuito, Luiz Francisco, está fora por se recuperar de uma cirurgia no joelho. Desse grupo de 16, passam para a final de domingo apenas os oito melhores. Decisão que terá transmissão ao vivo do Esporte Espetacular, da TV Globo.

Nova geração: skatistas de 10, 11 e 13 anos nas eliminatórias do Park feminino

Por outro lado, nas eliminatórias do feminino, o que chamou a atenção foi a baixa média de idade das skatistas, o que mostra que uma nova geração chega com força na cena. Fora a mais velha (Emily Antunes, de 23 anos), eram dois nomes com 10 anos, outras duas de 11 e outras três de 13 entre as dez que buscavam vagas na semifinal. Mas quem avançou com a maior nota (58,83 na sua terceira e última volta de 45 segundos) foi a paulistana Fernanda Tonissi, de 16. Nome, aliás, que vem conquistando seu espaço nos últimos anos. Em 2022, por exemplo, foi campeã do STU On Tour.

“É muito legal ver essas novas meninas. Cresci andando no Pinheiros com duas delas, a Sofia e a Heleninha, e é muito bom agora podermos competir juntas e ver essa evolução no skate delas. Comecei a andar aos 5 anos e a participar dos eventos aos 11. Em 2021, participei das LABs pela primeira vez e foi onde passei a me destacar. Acabei me machucando e voltei no ano passado, quando tive a oportunidade de disputar minha primeira etapa do STU, aqui mesmo em Criciúma”, disse Fernanda, que, em outubro de 2021, fraturou a fíbula e ficou três meses parada e, em abril de 2022, rompeu um ligamento do joelho esquerdo.

Fernanda Tonissi, que se diz “zerada” das lesões e já volta a mostrar seu melhor skate, e outras sete avançaram para a semifinal deste sábado. Elas se juntam as oito melhores do ranking do STU 2022, que são: Raicca Ventura, Yndiara Asp, Dora Varella, Isadora Pacheco, Erica Leguizamon, Sofia Godoy, Victoria Bassi e Marina Brauner. Dessa forma, elas formam um grupo de 16 skatistas, que lutarão pelas oito vagas na final de domingo, aqui com transmissão ao vivo do SporTV.

Patrocínios e parceiros

Assim, a primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, um dos maiores bancos do país, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma. Além disso, ela tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car.

(Com informações da SMG Brasil – Assessoria de Imprensa)

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Skate