8 5
Siga o OTD

Skate

Brasil tem sete atletas no top-10 dos rankings olímpicos de skate

Após Mundiais, Brasil tem sete atletas no top-10 dos rankings mundiais de skate, que servem de classificação para Paris 2024

Gabriela Mazetto faz manobra num vão na pista de Sharjah rankings
Gabi Mazetto aparece em oitavo lugar no street (Foto: Jake Darwen/World Skate)

O Brasil tem sete atletas no top-10 dos rankings mundiais de skate, que servem de critério para definição dos classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A lista foi atualizada após a disputa dos Mundiais de park e street, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, nas últimas semanas. O principal destaque é Rayssa Leal, que aparece na liderança do street feminino após o título mundial.

+ Bia vence em simples, mas Luisa perde nas duplas no WTA de Doha

As duas disciplinas do skate em Paris-2024 serão o street e o park. Cada disputa terá 22 atletas, sendo que 20 deles serão classificados por meio do ranking olímpico, a ser fechado em 24 de junho de 2024. Até aqui, apenas um evento contou pontos para a corrida olímpica do park, justamente o Mundial, enquanto o street contabiliza pontos do Mundial e do Pro Tour de Roma, realizado no ano passado.

Rayssa Leal faz manobra sobre o corrimão maior da pista na final do Mundial de street
Rayssa Leal foi ouro no Mundial (Foto: Julio Detefon/CBSK)

A melhor situação do Brasil é no street feminino. Vice-campeã olímpica em Tóquio-2020, Rayssa Leal aparece na liderança do ranking, com 104.565 pontos. Depois de ter sido quinta no Pro Tour de Roma, ela levou a medalha de ouro no Mundial. Outras finalistas em Sharjah, Pâmela Rosa aparece em sétimo lugar, com 43.639 pontos, enquanto Gabi Mazetto é a oitava, com 40.606 pontos. A segunda colocada é a japonesa Momiji Nishiya, que soma 94.400 pontos.

Pelo street masculino, apenas Kelvin Hoefler está no top-10 mundial. Medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio, ele foi quarto colocado no Mundial e aparece em quinto no ranking. O paulista soma 48.875 pontos. Atrás dele, estão Giovanni Viana, em 21º, com 12.510 pontos, e Gabryel Aguilar, em 23º, com 9.845 pontos. O líder da classificação é o francês Aurelien Giraud, somando 120.000 pontos.

Park

Pelos rankings do park, Augusto Akio e Pedro Barros aparecem na segunda e terceira colocações, respectivamente, no masculino. Eles fizeram dobradinha de prata e bronze no Mundial. Pedro Quintas é o vigésimo, enquanto Murilo Peres é o 22º. Luiz Francisco, quarto colocado na Olimpíada, não competiu no Mundial por conta de uma lesão e não aparece no ranking. O líder é o estadunidense Jagger Eaton.

Augusto Akio e Pedro Barros Mundial de skate park
Augusto Akio e Pedro Barros fizeram dobradinha no Mundial (Foto: Julio Detefon/CBSk)

Pelo park feminino, a única brasileira no top-10 é Yndiara Asp. Ela é a nona colocada da classificação, mesma posição em que ficou no Mundial. Raicca Ventura aparece em 11º lugar, enquanto Dora Varella que está em 24º. Vale destacar que o Brasil não teve finalistas nesta prova no Mundial. A líder é a britânica Sky Brown.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cada país poderá ter até três atletas em cada uma das disciplinas do skate em Paris-2024. Assim, se considerarmos esse critério, neste momento o Brasil teria 11 atletas garantidos na Olimpíada por meio dos rankings. Isto pois, a única prova em que o país teria apenas dois classificados é o street masculino.

Mais em Skate