O Brasil tem sete atletas no top-10 dos rankings mundiais de skate, que servem de critério para definição dos classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A lista foi atualizada após a disputa dos Mundiais de park e street, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, nas últimas semanas. O principal destaque é Rayssa Leal, que aparece na liderança do street feminino após o título mundial.
+ Bia vence em simples, mas Luisa perde nas duplas no WTA de Doha
As duas disciplinas do skate em Paris-2024 serão o street e o park. Cada disputa terá 22 atletas, sendo que 20 deles serão classificados por meio do ranking olímpico, a ser fechado em 24 de junho de 2024. Até aqui, apenas um evento contou pontos para a corrida olímpica do park, justamente o Mundial, enquanto o street contabiliza pontos do Mundial e do Pro Tour de Roma, realizado no ano passado.
A melhor situação do Brasil é no street feminino. Vice-campeã olímpica em Tóquio-2020, Rayssa Leal aparece na liderança do ranking, com 104.565 pontos. Depois de ter sido quinta no Pro Tour de Roma, ela levou a medalha de ouro no Mundial. Outras finalistas em Sharjah, Pâmela Rosa aparece em sétimo lugar, com 43.639 pontos, enquanto Gabi Mazetto é a oitava, com 40.606 pontos. A segunda colocada é a japonesa Momiji Nishiya, que soma 94.400 pontos.
Pelo street masculino, apenas Kelvin Hoefler está no top-10 mundial. Medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio, ele foi quarto colocado no Mundial e aparece em quinto no ranking. O paulista soma 48.875 pontos. Atrás dele, estão Giovanni Viana, em 21º, com 12.510 pontos, e Gabryel Aguilar, em 23º, com 9.845 pontos. O líder da classificação é o francês Aurelien Giraud, somando 120.000 pontos.
Park
Pelos rankings do park, Augusto Akio e Pedro Barros aparecem na segunda e terceira colocações, respectivamente, no masculino. Eles fizeram dobradinha de prata e bronze no Mundial. Pedro Quintas é o vigésimo, enquanto Murilo Peres é o 22º. Luiz Francisco, quarto colocado na Olimpíada, não competiu no Mundial por conta de uma lesão e não aparece no ranking. O líder é o estadunidense Jagger Eaton.
Pelo park feminino, a única brasileira no top-10 é Yndiara Asp. Ela é a nona colocada da classificação, mesma posição em que ficou no Mundial. Raicca Ventura aparece em 11º lugar, enquanto Dora Varella que está em 24º. Vale destacar que o Brasil não teve finalistas nesta prova no Mundial. A líder é a britânica Sky Brown.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Cada país poderá ter até três atletas em cada uma das disciplinas do skate em Paris-2024. Assim, se considerarmos esse critério, neste momento o Brasil teria 11 atletas garantidos na Olimpíada por meio dos rankings. Isto pois, a única prova em que o país teria apenas dois classificados é o street masculino.