O skate brasileiro disputa, a partir desta sexta-feira (28), o World Skate Games 2022, nas cidades de San Juan (ARG) e Buenos Aires (ARG). A competição reúne alguns dos melhores skatistas do mundo no downhill speed, slalom, street luge e vertical. Somente Brasil e Estados Unidos terão representantes nas quatro modalidades.
O skate nacional estará em peso nas disputas: serão 28 atletas do país na Argentina. Nenhuma das quatro disciplinas do World Skate Games são olímpicas, mas elas podem integrar o programa do maior evento esportivo do planeta num futuro próximo. A participação no torneio argentino será aberta com o slalom (28 a 31/10) e o vertical (28 a 30/10).
“É o primeiro campeonato de slalom chancelado pela World Skate. O pessoal que está trabalhando junto com a World Skate, que é o pessoal do Working Group de Slalom, somos todos da ISSA (International Skateboarding Slalom Association). Estamos ajudando a World Skate para que o evento aconteça da forma que deve acontecer”, destaca Bruno Oliveira, que integra o grupo de trabalho de slalom e está entre os competidores.
Slalom e vertical
A competição de slalom é realizada em San Juan e o vertical tem disputas em Buenos Aires.
“Não participo de muitos campeonatos de vertical, mas venho querendo muito competir com mais constância nessa modalidade. O vert battle é um dos únicos eventos de vertical que participei e sempre curti muito. Estou muito ansiosa para esse evento, venho treinando bastante no vertical e é uma modalidade que curto muito e tem me ajudado a evoluir meu skate”, destaca Dora Varella.
Vale lembrar que Dora esteve presente na Olimpíada de Tóquio, representando o Brasil no park. Além dela, Isadora Pacheco é outra que competiu na capital japonesa e é presença garantida no World Skate Games. Entre os homens, o destaque é o jovem Gui Khury, que também compete no vert.
Downhill e street luge
As disputas de downhill speed e street luge acontecem entre os dias 10 e 12 de novembro, em San Juan.
“Estou muito feliz em poder representar meu país novamente, WRG 2019 em Barcelona foi uma experiência incrível, algo que não tinha vivido ainda, o clima parecia de olimpíadas com delegações do mundo inteiro, tudo que eu só tinha visto pela TV, agora vou poder reviver isso no World Skate Games 2022 na Argentina”, destaca Walter Baresi, que conquistou duas medalhas de bronze no Street Luge no mundial de 2019.
“Estou muito ansiosa, pois será a minha primeira participação em um evento mundial. Apesar de já conhecer a ladeira, acredito que será um rolê diferente, devido à condição climática. Independentemente do resultado, estou muito feliz por ter a chance de participar de um evento desta magnitude, e poder representar o nosso país, divulgando nosso esporte. Nós estamos torcendo para que se torne uma modalidade olímpica em breve”, comenta Anna Ohata, que disputou os Jogos Sul-Americanos de 2022.
Atletas convocados para o World Skate Games:
Downhill Speed
Masculino
Bernardo Brambila
Bruno Spengler
Evandro Dorneles
Tiago Mohr
Willian Rubim
Yan Bertinati
Feminino
Anna Ohata
Mykaella Mello
Valeria Ribeiro
Vitoria Mallmann
Street Luge
Leo Borton
Walter Ribeiro Baresi
Slalom
Masculino
Bruno Oliveira
Cesinha Lutfi
Howard Weiss
Vertical
Masculino
Alberto Neto
Augusto Akio
Carlos Niggli
Gui Khury
Gustavo Fujikawa
Ian Landi
Italo Penarrubia
Rony Gomes
Feminino
Dora Varella
Helena Laurino
Isadora Pacheco
Marina Praxedes
Manuela Tomitake