O primeiro dia de disputas do STU Open Rio, patrocinado pelo Banco BV, foi marcado pelo encontro de gerações. A lenda Sandro Dias, o Mineirinho, de 47 anos e Gui Khury, de apenas 13, competiram juntos na mesma bateria das eliminatórias do park. O garoto, considerado um fenômeno do skate, conseguiu se classificar entre os 12 que avançaram para as quartas de final. Já o veterano ficou pelo caminho, mas a participação no evento serviu para acender nele o desejo de tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
+Brasileiros reclamam de descaso da World Skate e enaltecem STU
“Pena que eu decidi muito em cima da hora competir e não tive tempo de treinar nesta pista antes. Infelizmente acabei errando nas minhas voltas, mas a experiência foi muito boa e acabou dando um estalo para continuar”, disse Sandro Dias, respondendo em seguida sobre o desejo de se dedicar no park para tentar a Olimpíada. “Tenho muita vontade. Acho que essa estou falando em primeira mão. Vou fazer meus planos, vou ver onde vão ser as etapas e vou começar a participar mais com eles. Acho que tenho muito a evoluir, muito a aprender. Eu sei andar, basta focar, me dedicar e acompanhar eles”, acredita.
+Do digital ao presencial: os quatro campeões do STU On Tour
Fã de Sandro Dias, Gui Khury gostou da ideia de ter o veterano a seu lado na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. “E aí, Sandro, vamos?”, perguntou a Mineirinho quando foi informado da notícia pela reportagem do Olimpíada Todo Dia. “O Gui vai me treinar agora”, respondeu o skatista quarentão. “Pô, eu estava pensando em você para me treinar para os outros campeonatos”, disse o adolescente. “Vamos treinar juntos então”, resolveu o mais velho com a concordância imediata do garoto.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
DISPUTA COM A “CRIANÇADA”
O curioso é que, quando se inscreveu para a disputa do STU Open Rio, Sandro Dias não estava pensando em entrar para valer na modalidade park e tentar uma vaga olímpica. “Fazia muito tempo que eu não competia, principalmente no park, que não é a minha modalidade, não é a minha especialidade, mas eu sempre tive a vontade de experimentar correr com a criançada”, brincou.
A presença de Mineirinho na mesma bateria encantou Gui Khury. “Competir com caras que já foram campeões mundiais mais de cinco ou seis vezes, não dá para acreditar. É isso que eu acho mais da hora porque o Sandro é meu amigão. Ele que praticamente me ensinou a andar de skate e foi muito da hora andar com ele”.
Sandro Dias e Gui Khury se conheceram quando o garoto tinha apenas seis anos. O veterano skatista promove acampamentos com a meninada que está começando a se interessar na modalidade e o hoje concorrente dele fez parte da primeira turma.
GUI CLASSIFICADO
Na disputa desta quinta-feira, 51 skatistas entraram em ação nas eliminatórias do park, mas apenas 12 avançaram para se juntar aos 20 pré-classificados nas quartas de final. Gui Khury passou na sexta colocação com 59,57, enquanto Sandro Dias ficou em 23º com 42,67. O melhor do dia foi Thomas Augusto com 67,73.