Enfim, começou oficialmente nesta quinta-feira (06/10) o STU Open Rio, patrocinado pelo Banco BV, com as eliminatórias dos homens na modalidade Park. Dentre mais de 40 feras do Brasil e do mundo inteiro, destaque maior para um skatista que nasceu nos Estados Unidos, mas é filho de brasileiros e também tem a cidadania portuguesa. Isso mesmo. Praticamente reuniu a força de três países com os quais tem ligação para fazer a maior nota, logo na primeira das suas três voltas, e avançar com moral para as quartas de final desta sexta. Seu nome? Thomas Augusto, 18 anos.
+Brasileiros reclamam de descaso da World Skate e enaltecem STU
Seus pais são de São Paulo, mas já moram há muito tempo em San Diego (EUA), onde Thomas nasceu. E por lá residem até hoje. Mas onde Portugal entra nessa história e por que a tripla cidadania? Ele conta que um amigo português pediu para que tentasse se tornar mais um deles também, para, quem sabe um dia, representar o país nos Jogos Olímpicos. Thomas afirma que, hoje, é justamente esse um dos seus maiores objetivos de vida e de carreira.
+Do digital ao presencial: os quatro campeões do STU On Tour
“Cheguei ao STU Open Rio só querendo andar de skate e mostrar o que sei. Claro que queria fazer o meu melhor e passar de fase. Treinei muito, acertei tudo e a galera gostou. Fico até nervoso porque esse é o primeiro campeonato grande que eu corro. Quando vi minha nota e soube que me levou lá para o topo, fiquei em choque. Não acreditava! Agora é chegar com um skate diferente e mais forte ainda nas quartas, controlar meus nervos e só buscar fazer o que sei de novo”, relatou ele, com uma alegria radiante estampada no rosto.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Nas eliminatórias, os skatistas foram divididos em cinco baterias, com cada um tendo direito a três voltas de 45 segundos, valendo a melhor delas. Thomas Augusto terminou com a nota 67,73 e, com ele, avançaram mais 11 nomes que se juntam aos 20 pré-classificados pelo ranking, aqueles que iniciam na competição direto das quartas de final. Formou-se esse grupo de 32 nomes, e 16 deles lutarão pelas vagas nas semifinais de sábado.
Os 20 que estavam pré-classificados são: Nilo Peçanha (BRA), André Mariano (BRA), Hugo Montezuma (BRA), Vi Kakinho (BRA), Augusto Akio (BRA), Matheus Mello (BRA), Luigi Cini (BRA), Danny Leon (ESP), Kieran Wooley (AUS), Mateus Hiroshi (BRA), que formam a bateria 6, e Murilo Peres (BRA), Steven Piñeiro (PUR), Ivan Federico (ITA), Gavin Bottger (EUA), Alex Sorgente (EUA), Pedro Quintas (BRA), Keegan Palmer (AUS), Tom Schaar (EUA), Pedro Barros (BRA), Luiz Francisco (BRA), estes da bateria 7.
RESULTADO PARK MASCULINO
(os 12 classificados para as quartas)
1 – Thomas Augusto – 67,73
2 – Yam Behar – 64,50
3 – Tate Carew – 63,43
4 – Pedro Carvalho – 62,00
5 – Andy Macdonald – 61,33
6 – Gui Khury – 59,57
7 – Phoenix Sinnerton – 59,40
8 – Peio Gonzalez – 59,00
9 – Kalani Konig – 58,40
10 – Hampus Winberg – 54,83
11 – Dan Sabino – 53,83
12 – Alain Kortabitarte – 53,00