O Brasil classificou três atletas para as semifinais femininas do Pro Tour de Roma de skate street, nesta sexta-feira (01º). Rayssa Leal foi a quarta colocada das quartas de final, enquanto Pâmela Rosa foi a sétima e Gabi Mazetto, a décima. As semis ocorrerão no sábado e a final, no domingo (03). No masculino, Kelvin Hoefler e Gabryel Aguilar também passaram de fase.
+ Rafael Matos e Bia Haddad vão às oitavas em Wimbledon
Previamente classificada para as quartas por ser uma das top-5 do ranking mundial, Rayssa Leal foi a quarta colocada entre 32 atletas que participaram desta fase. Com uma bela primeira volta, a vice-campeã olímpica marcou 79.18 e ficou atrás das japonesas Funa Nakayama, com 83.45, e Momiji Nishiya, com 80.74. A holandesa Roos Zwetsloot foi a terceira colocada, com 80.00.
Atual campeã mundial, Pâmela Rosa também entrou direto nas quartas e ficou em sétimo lugar depois que anotou 74.83 pontos, também em sua primeira volta. Já Gabi Mazetto, que já havia passado pelas qualificatórias, foi a décima melhor skatista das quartas de final, marcando 65.35 em sua segunda volta.
Nas qualificatórias e nas quartas de final, cada atleta teve duas voltas de 45 segundos para fazer manobras pela pista. Apenas a maior nota foi válida para a classificação geral. A partir da semifinal, o sistema muda: serão computadas a melhor volta (serão duas) e as duas melhores manobras (de cinco tentadas), totalizando três notas somadas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Masculino
Nas quartas de final da competição masculina, cinco brasileiros participaram da disputa. Kelvin Hoefler foi o que teve a melhor nota, ficando em oitavo lugar com 79.00 pontos na sua primeira volta. Gabryel Aguilar conseguiu 74.00 na sua melhor volta para avançar às semifinais na 13ª colocação. O líder desta fase foi o francês Aurelin Giraud com 85.43 pontos.
João Lucas Alves ficou muito próximo da classificação para a semifinal. Ele fez 68.09 pontos na segunda volta, ficando 0.05 atrás do japonês Sasaki Toa que pegou a úlitma vaga na próxima fase da competição. Filipe Mota ficou em 19º lugar com 59.37 e Carlos Ribeiro foi o 30º com 40.91.
Próximos compromissos
Ao todo, 32 atletas participaram das quartas de final e apenas as 16 melhores seguiram na disputa do Pro Tour. A semifinal acontecerão neste sábado (02), com as oito melhores se classificando para a final, que ocorrerá no domingo (03). Os homens entram em ação ainda nesta sexta-feira (01), para competir nas quartas. O Brasil conta com Gabryel Aguilar, João Lucas Alves, Filipe Mota, Carlos Ribeiro e Kelvin Hoefler, prata em Tóquio-2020.