A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a Plataforma Skate Total Urbe (STU) conquistaram mais uma grande vitória para o skate nacional. Os campeonatos mundiais oficiais de Park e Street acontecerão no Brasil em 2022. Os eventos são considerados os mais importantes da temporada e cruciais na corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024. O anúncio oficial foi realizado nesta segunda-feira (02).
As duas competições serão realizadas pelo STU na Praça Duó, no Rio de Janeiro (RJ), no mês de outubro, fazendo do Rio a capital mundial do skate. Os eventos acontecerão em sequência.
+ Rayssa Leal faz história e leva ouro no X-Games de Chiba
Entre os dias 2 e 9 de outubro será a vez do RIO World Skate Park World Championships 2022 (Mundial de Park). Já de 9 e 16 de outubro entra em cena o RIO World Skate Street World Championships 2022 (Mundial de Street).
“Mais uma vez, o Brasil se tornará a casa do skate mundial, assim como já aconteceu em 2019. É uma dupla conquista para o skate brasileiro. Tanto institucional, pelo fortalecimento da CBSk, quanto para os próprios skatistas, que poderão competir com o apoio da torcida brasileira. Agradecemos muito o voto de confiança da World Skate em mais essa ação nossa em parceria com STU, que tem sido fundamental na consolidação dos eventos da corrida olímpica do skate no Brasil”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.
Outros detalhes sobre os Campeonatos Mundiais no Brasil e o caminho olímpico para Paris 2024 serão divulgados em breve.
O País do Skate
No último ano antes da pandemia, em 2019, o Brasil sediou os Mundiais das duas disciplinas olímpicas do skate. O park foi realizado em São Paulo, no Parque Villa-Lobos, e teve como vencedores o norte-americano Heimana Reynolds e a japonesa Misugu Okamoto. Luiz Francisco e Pedro Barros levaram prata e bronze, respectivamente.
Já o de street aconteceu na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, e foi inesquecível para os brasileiros, já que Pamela Rosa e Rayssa Leal fizeram dobradinha de ouro e prata no feminino. Entre os homens, o norte-americano Nyjah Huston foi o vencedor.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em 2020 e em 2021, não houve a disputa do Mundial de Park. O Mundial de Street, por sua vez, aconteceu pela última vez em junho do ano passado, em Roma, na Itália. Rayssa Leal foi bronze na ocasião, conquistando a única medalha brasileira no evento, que foi vencido pelos japoneses Yuto Horigome e Aori Nishimura.