Começou nesta sexta-feira (29) no Arizona, nos Estados Unidos, a segunda das três etapas previstas da Street League Skateboarding, um dos principais eventos de toda a modalidade do skate street. Ao final do primeiro dia em Lake Havasu, o Brasil garantiu 5 skatistas nas decisões dos dois naipes. Entre as mulheres, Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabriela Mazzeto se classificaram, enquanto Felipe Gustavo e Lucas Rabelo confirmaram a vaga no masculino. As finais acontecem neste sábado (30), a partir das 16h.
O dia no Arizona começou com as semifinais femininas, em que cinco brasileiras integravam o total de 12 skatistas que brigavam por uma vaga na grande final. Delas, três confirmaram a classificação: Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabriela Mazzeto.
+ Perto da 2ª etapa da SLS, Leticia Bufoni ressalta avanço do skate feminino
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Rayssa Leal voltou a apresentar um ótimo nível e fechou o dia com a maior nota da classificatória, com 15.5 pontos. A segunda melhor colocada também foi brasileira, com Pâmela Rosa. Totalmente recuperada da lesão que a atrapalhou em Tóquio, a atleta somou 14.6 pontos. Já Gabriela Mazzeto surpreendeu. Retornando de um longo período sem competir por conta de uma licença maternidade, a skatista mostrou logo de cara um nível muito alto e cravou a sua vaga com um 12.9, na sétima colocação.
🙌 Pamela Rosa put down this gnarly gap to smith to kick off the Best Trick section in the Women's Prelim!
— STREET LEAGUE (@StreetLeague) October 29, 2021
Tune in LIVE now on https://t.co/5OrMXfmFPi 👀 pic.twitter.com/N6RprCr005
Além do trio, o Brasil teve outras duas concorrentes que acabaram não se classificando: Letícia Bufoni e Marina Gabriela. Campeã mundial e multivencedora de XGames, Bufoni ficou na 10º colocação com 7.2 pontos, enquanto Marina Gabriela fechou o dia na 12º posição, com 5.7.
Felipe Gustavo e Lucas Rabelo conseguem classificação
Entre os homens, o Brasil foi representado por sete concorrentes incluídos entre os 26 participantes na luta pelas oito vagas na decisão. Foram eles: Felipe Gustavo, Lucas Rabelo, Kelvin Hoefler, Carlos Ribeiro, Luan Oliveira, Tiago Lemos e Filipe Mota. Dessa lista, os dois primeiros carimbaram a classificação.
+ Kelvin Hoefler é anunciado como influenciador de equipe de esports
Representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Felipe Gustavo teve uma classificatória impecável. Dono da maior nota individual do dia, com um 9.3 em sua última manobra, o atleta fechou a disputa com um 25.3, fechando a classificatória com a segunda colocação. Já Lucas Rabelo fechou a disputa na sétima colocação, com um total de 23. pontos somados.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Dentre os desclassificados, chama a atenção o nome de Kelvin Hoefler. Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o atleta não teve um dia feliz e acabou sofrendo três quedas nas manobras individuais, deixando o brasileiro apenas na 20ª colocação, com 12.7 no total. Está é a segunda vez, desde 2017, que o medalhista olímpico ficou de fora da final.
Formato do torneio
O formato do campeonato funciona da seguinte forma: a skatista começa com uma volta de 45 segundos em que precisa explorar toda a pista e seus obstáculos. Na sequência, quatro manobras são apresentadas e as três melhores notas são somadas para a classificação final.