Em sua primeira missão preparatória internacional promovida pela CBSK (Confederação Brasileira de Skate), a Seleção Brasileira de skate já teve todos os atletas com 18 anos ou mais vacinados, nos Estados Unidos, contra a Covid-19. Esse país tem ampliado o acesso para turistas, imigrantes e todos os interessados, devido ao amplo programa de vacinação e disponibilidade do imunizante.
Através do projeto desenvolvido pela CBSk em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), os skatistas brasileiros estão na Califórnia (EUA) em período de treinos para os dois últimos eventos classificatórios para as Olimpíadas de Tóquio. Assim, a estadia em solo norte-americano permitiu o acesso à vacinação, inclusive para integrantes da Comissão Técnica da entidade.
-Bruno Fratus fica em segundo no Atlanta Classic, nos Estados Unidos
“Em meio a um momento ainda complicado da Covid no Brasil, a CBSk conseguiu levar a Seleção Brasileira de Skate para um lugar em que a transmissão está mais baixa. Além do benefício esportivo desse período de treinamento, ainda conseguimos vacinar todo mundo. É com certeza uma grande conquista para o skate nacional”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.
“Os atletas são na sua totalidade jovens, ativos, ou seja, costumam ter infecções, quando acontecem, mais leves do coronavírus, mas não estão isentos de ter um quadro mais preocupante. A imunização realmente reduz muito esse risco. Seria muito desagradável um atleta nosso perder uma competição pré-olímpica ou até a própria Olimpíada por conta de uma infecção pelo coronavírus. As vacinas não são perfeitas, então a gente precisa continuar tendo todos os cuidados em termos de não se contaminar. Isso a gente precisa manter, mas realmente a imunização deixa a gente mais tranquilo, deixa nossos atletas mais livres desse risco e focados no treinamento, no desempenho”, afirma o médico Maurício Zenaide, que integra a Comissão Técnica da CBSk.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK
Mesmo com a vacinação, Comissão Técnica e atletas seguem medidas de prevenção à Covid-19, incluindo ciclos de testagem ao longo de toda a viagem.
Dew Tour e Mundial de Street
Com realização de 16 a 23 de maio, em Des Moines (Iowa), o Dew Tour (Pro Tour) será, para o Park, o último evento valendo vaga nas Olimpíadas e o penúltimo para o Street. Na sequência, parte da delegação do Brasil seguirá para o Mundial de Street, em Roma (ITA), de 31 de maio a 6 de junho.