“Recarregar as energias pra chegar com tanque cheio”. É assim que a manezinha da Ilha Yndiara Asp definiu o momento atual em que vive. Ansiosa para poder voltar a andar de skate assim que a pandemia der trégua, a catarinense não esconde o sonho de conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021 por conta do coronavírus.
“Atualmente, tenho sonhado muito em me classificar para as Olimpíadas e participar desse grande evento. Deve ser uma experiência incrível. Diversas culturas, cheio de ídolos… deve ser demais,” revelou a skatista em uma live para o Olimpíada Todo Dia, nessa sexta-feira (25).
Atualmente, Yndiara é a 12ª colocada do ranking mundial, mas deve representar o Brasil na estreia do skate no Japão. Mesmo assim, não vê a hora de voltar a treinar para carimbar de uma vez seu passaporte para os Jogos de Tóquio e “trocar figurinhas” com atletas de outras modalidades.
“A gente como atleta, tem muita coisa em comum [com os atletas de outras modalidades]; saber as motivações, pensamentos, dificuldades e conhecer mais do outro. Cada um vai aprendendo com o outro. É bem ‘daora’,” explicou
Inspirações
Para chegar lá, Yndiara Asp se inspira em grandes ícones da nova geração do skate. Ídolos que ela tem a sorte de chamar de amigos.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
“Sou muito agradecida por andar de skate com meus ídolos. Pedro Barros… Dora Varela, Isadora Pacheco… são todas meus ídolos. Ter elas andando comigo lado a lado é muito bom. Espero muito estar nas Olimpíadas com minhas amigas,” disse Yndiara Asp.
Velha guarda das rodinhas
É claro que não só os amigos mais próximos e mais jovens que inspiraram a catarinense no skate. Yndiara não esconde o carinho que tem por Bob Burnquist, um dos precursores da modalidade no Brasil, e pelo americano Tony Hawk, considerado por muitos como o melhor skatista de todos os tempos.
” O Bob é um ícone do skate. E o Tony Hawk… eu nunca imaginei que um dia eu o conheceria, falaria e andaria de skate com ele. É um sonho realizado,” contou Yndiara Asp.
Cachorro e videogame
O fascínio pelo americano é tão grande que Yndiara resolveu batizar o fiel companheiro que ganhou de presente com seu nome.
“O meu cachorro se chama Hawk em homenagem ao Tony. Quando a minha vizinha veio trazê-lo [para dar de presente], eu e meu irmão estávamos jogando ‘Tony Hawk Pro Skater‘ no videogame. E aí ele chegou e subiu em cima do skate. Aí falamos: ‘Nossa, é Hawk’,” contou.
Pista própria
Para ajudar ainda mais na tão sonhada estreia olímpica, Yndiara conta com uma carta na manga que nem todos os skatistas pode ter. Com a ajuda da família, a catarinense construiu um bowl próprio.
+ Renato Rezende realiza sonho e constrói pista em casa
“Construímos um mês antes de eu fazer 15 anos. Minha avó ajudou com a grana, meu pai com a mão de obra e minha mãe sempre junto. Sempre tive muito apoio. Isso foi essencial. O sonho agora é reformar, para poder aproveitar mais,” contou.