A Panam Sports divulgou nesta quinta-feira (5) uma lista inicial das modalidades que estarão presentes na próxima edição dos Jogos Pan-Americanos, que acontecerão em Santiago, em 2023. A grande novidade fica por conta da inclusão do skate entre os esportes confirmados.
A modalidade iria estrear na edição do Pan em Lima, no ano passado. No entanto, como vários atletas de peso precisaram desistir de participar da competição devido a um outro torneio realizado na mesma data e que contava pontos para o ranking olímpico, o esporte acabou sendo excluído alguns meses antes do evento.
Boliche e squash excluídos
Em compensação, alguns esportes acabaram ficando de fora da lista para a próxima edição do Pan. São eles o boliche, o fisiculturismo, a pelota basca, o squash e o raquetebol.
Das modalidades excluídas, o Brasil acaba sentindo a ausência do boliche, que vinha figurando nos Jogos Pan-Americanos desde a edição de 1991, em Havana. Isso porque o país já conquistou quatro medalhas nessa modalidade, tendo como grande destaque Marcelo Suartz, detentor de três delas (ouro em Toronto 2015, prata em Lima 2019 e bronze em Guadalajara em 2011).
+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE
Outras modalidades tradicionais, o squash e o raquetebol deixam o evento após estarem presentes nas últimas sete edições. Vale ressaltar que o squash já rendeu nove medalhas ao Brasil, sendo duas de pratas e sete de bronze. Já a pelota basca fez parte de quatro edições do evento, enquanto o fisiculturismo fez a sua estreia em Lima, no ano passado.
Ainda segundo o comunicado, outros esportes ainda podem ser adicionados na lista de acordo com a condição de estrutura e investimentos da cidade sede analisados pela Panam Sports. A decisão final deve acontecer na próxima reunião do Comitê Executivo da entidade, marcada para o início de junho, em Cali.