“Eu quero fazer um fifty-fifty despencando daqui, oh”, tinha dito Yndiara Asp na semifinal de sábado (22), apontando para um cantinho da pista na arena do Vans Park Series em São Paulo. Era esse o caminho do título na final do dia seguinte. E ela fez. E realmente valeu o título da etapa paulista do circuito internacional de skate que agitou o Parque Villa Lobos. Pedro Barros também venceu.
Yndiara Asp encaixou a manobra que vislumbrou logo na saída para a terceira das quatro voltas que ela tinha para fazer na final. Valeu 88,90 e a colocou na frente da japonesa Sakura Yosozumi, que vinha liderando com 86,33 e não conseguiu mais recuperar a ponta. Sakura é uma adversária de peso, já que havia vencido a etapa anterior, em Xangai, na China, a primeira do circuito. Yndiara ficou em terceiro lá.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ktRgLrJjB04[/embedyt]
E não foi só isso. Logo depois, no masculino, Pedro Barros e Luizinho colocaram fogo de novo na arena e ficaram com primeiro e segundo lugares na final masculina. Teve ainda Pedro Quintas, quarto lugar e, no feminino, Isadora Pacheco e Dora Varella que fecharam em sexto e oitavo lugares, respectivamente.
“Eu estou correndo esse circuito desde 2016 e desde que eu comecei eu fui fazendo final e tal, e fui chegando no pódio, mas nunca tinha ganhado. Era um grande sonho meu ganhar uma etapa e não podia ser uma melhor que essa em São Paulo, no Brasil, com toda essa energia e toda a galera. Eu tô muito feliz, foi um dos melhores eventos para mim, com certeza”, disse Yndiara Asp, ali do lado do cantinho da pista onde despencou para o título.
“O skate me proporcionou muitos momentos incríveis, mas esse é um dos que vai ficar na memória para sempre”, acrescentou a Yndiara Asp. “Agora é assistir à final masculina e, mano, torcendo para o Pedro ganhar isso aí e a gente fazer uma dobradinha brasileira”.
Dobradinha no Vans Park Series
E a dobradinha saiu. Logo depois da final feminina, os oito finalistas da masculina começaram a voar na pista em um duelo entre três brasileiros e cinco atletas dos Estados Unidos. Foi uma batalha desigual. Para os gringos, pois uma multidão manobrava junto com Pedro Barros, Luizinho, ou Luiz Francisco, e Pedro Quintas.
Barros venceu com 88,63 (assista à volta abaixo); seguido por Luizinho com 86,50. Entre eles e Quintas, em quarto com 80,53, se “intrometeu” Tristan Rennie. Frio a cada descida, marcou 85,63 e ficou em terceiro lugar na etapa de São Paulo do Vans Park Series.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=VY8ZBSCOCrw[/embedyt]
Na saída da semi, no sábado, quando ficou em segundo lugar, Pedro saiu dizendo que sabia o que tinha de fazer para vencer. “Hoje realmente eu estava me sentindo muito bem, estava com o skate no pé, estava confiante e o que eu fiz ali eu ainda não tinha feito no campeonato. Geralmente é um pouco assim para mim. Eu guardo para o final para dar toda a minha energia ali e eu consegui. Estou muito feliz que deu certo.”
Luizinho, terceiro em Xangai e segundo agora em São Paulo, também comemorou. “Um ano maravilhoso e vamos procurar melhorar cada vez mais”. Sobre o final de semana, foi uma superação. “Eu estava machucado. Então foi treino, fisioterapia, treino, fisioterapia e antes de andar faz fisioterapia também. Então conseguir o segundo lugar foi uma felicidade muito grande. Estar na frente dos meus amigos, saber que eu estou dentro do Brasil com o apoio de todo mundo. Foi demais.”
Heimana Reynols, que venceu a semifinal, ameaçou os brasileiros no início e chegou a liderar, mas acabou sucumbindo. A cada volta monstra dos brasileiros, ele respirava fundo e tentava se concentrar, mas não deu. Roman Pabich, vencedor da primeira etapa, em Xangai, não conseguiu acertar a volta que queria e acabou no final até quebrando, em clima de brincadeira, o shape de seu skate, com ajuda pontual de Chris Russell. Para delírio da galera que compareceu à etapa de São Paulo do Vans Park Series.