Após o anúncio do Campeonato Mundial de Park, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a plataforma STU, em parceria com a World Skate, confirmam também o calendário de etapas do Oi STU Qualifying Series (QS) neste segundo semestre. Em 2019, o circuito que definirá os campeões brasileiros de Park e Street ganha ainda mais importância por contar pontos para a corrida olímpica em cada etapa, visando os Jogos de Tóquio, em 2020. Serão três etapas para cada modalidade (Park e Street), com categorias feminina e masculina.
As cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Lauro de Freitas (BA), Sapiranga (RS) e São Paulo (SP) receberão os eventos, além de Florianópolis (SC), onde foi realizada a primeira etapa do circuito, na modalidade Park, em janeiro.
“Neste ano, o Oi STU QS ganha ainda mais importância e isso é bastante relevante para o desenvolvimento do skate brasileiro. Vamos ter campeonatos de muito alto nível tanto no Brasil quanto lá fora. Será muito bom para a gente manter o skate no pé. São muitos skatistas bons no nosso país e a tendência é que surjam ainda mais.”, disse Kelvin Hoefler, grande nome do Brasil na categoria Street.
Além de estabelecer um calendário nacional e contribuir para classificação olímpica, o Oi STU QS fomenta a prática do skate em todo Brasil ao deixar legados tangíveis e intangíveis em cada cidade contemplada pela plataforma e dar acesso a atletas de todo Brasil.
“Nossos skatistas sempre estiveram entre os melhores do mundo. Cada vez mais, reafirmamos nossa luta para alcançar esse mesmo patamar de excelência na organização do esporte. A confiança de que realizaremos grandes eventos se justifica pelo trabalho conjunto com o STU – Skate Total Urbe reativando o circuito brasileiro”, destaca Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).
“Em 2019 a plataforma STU está ainda mais robusta e completa, com novos parceiros comerciais, transmissão ao vivo de todas as etapas, conteúdos diversos em nossos canais digitais, mais relevância no ciclo olímpico e ainda mais cultura urbana para todos. Nossa visão é ser a principal plataforma de skate e cultura urbana do mundo nos próximos anos”, pontuou Diogo Castelão, sócio da Rio de Negócios, idealizadora do STU.
E como o skate é muito mais do que um esporte, a plataforma tem em seus pilares de atuação as mais diversas manifestações espontâneas que circundam esse universo. Ao longo de todas as competições, a cultura urbana estará retratada através da música, das artes visuais, da moda e do audiovisual. Shows, galerias de arte, talks, oficinas e muita criatividade irão entreter o público ao longo de todos os eventos.
“Esperamos ter disputas intensas com a corrida pelas vagas para os Jogos Olímpicos movimentando ainda mais as etapas do Oi STU QS. O skate ganha mais espaço a cada dia entre crianças e jovens que ocupam as pistas, as ruas e os espaços urbanos, promovendo uma grande conexão entre pessoas e suas cidades”, afirma Bruno Cremona, gerente de patrocínios e eventos da Oi que assina pela primeira vez o circuito nacional.
A plataforma STU tem como objetivo principal garantir um calendário robusto de competições de skate no Brasil, respeitando sua essência e consolidando o protagonismo do skate nacional e internacionalmente.
A OI E O ESPORTE
A Oi acredita no potencial de transformação do esporte e patrocina grandes eventos esportivos como o Oi STU Open, Oi Rio Pro, Oi Pro Júnior – voltado para a categoria de base do surfe. Além de apoiar atletas de diferentes modalidades, como os skatistas Pedro Barros e Leticia Bufoni, e os surfistas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, Adriano de Souza, Tatiana Weston-Webb, Davizinho e Tainá Hinckel, a companhia acelera, em parceria com o Instituto Ekloos e apoio do Oi Futuro, 5 projetos de surfe na Região dos Lagos, que são voltados para a população local. Também patrocina a equipe de judô Oi Sogipa, no Rio Grande do Sul.
A companhia também valoriza a cultura Geek e o eSports, apoiando eventos como a Game XP, CCXP, o Prêmio eSports e o projeto Afrogames, uma escola de games voltada para crianças de comunidades, em Vigário Geral (RJ), além de investir e incentivar plataformas digitais como o Final Level.
Calendário:
Oi STU QUALIFYING SERIES
– Florianópolis (SC) – Park (já realizada)
– 05 a 07 de julho: Belo Horizonte (MG) – Street / Parque das Mangabeiras
– 26 a 28 de julho: Brasília (DF) – Park / Layback Park
– 22 a 25 de agosto: Lauro de Freitas (BA) – Street / Pista de Skate de Lauro de Freitas
– 11 a 13 de outubro: Sapiranga (RS) – Park / Parque do Imigrante
– 25 a 27 de outubro: São Paulo (SP) – Street / Centro de Esportes Radicais