O Skate Total Urbe (STU) Open promete fortes grande disputa na remodelada pista de Street e na novíssima pista de Park da Praça Duó, no Rio. A competição acontecerá entre os dias 14 e 18 de novembro. O maior evento de skate da América Latina contará com toda a seleção brasileira de skate. Além dos destaques, estão outros importantes nomes do cenário nacional e estrangeiros das modalidades Park e Street.
Nos cinco dias de competição, os treinos oficiais serão na quarta e quinta-feira (14 e 15); já na sexta e sábado (16 e 17) serão disputados o STU Latin America e as semifinais; e no domingo (18) as finais.
Antes do Open, aconteceram as etapas do STU Qualifying Series, que é o principal circuito de skate Street e Park do Brasil. Quando criado, a ideia foi fazer com que o país tivesse um calendário competitivo. A etapa do STU Open contará com pontuação dobrada para o ranking nacional. Assim, os três melhores do ranking de cada modalidade e naipe, juntamente com um selecionado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), formarão a Seleção Brasileira de Skate em 2019.
Park
No Park, os líderes do ranking brasileiro Yndiara Asp e Pedro Quintas já estão confirmados. Além deles, Pedro Barros, heptacampeão mundial e que conquistou o primeiro título mundial na categoria Park, na China. Luizinho Mariano, Isadora Pacheco, Murilo Peres, Alex Sorgente e Tommy Finn também estarão em ação.
“Estou muito animada para a final do STU Open. Ansiosa para andar na pista nova, que estão construindo para o evento. Durante o ano todo participamos das etapas qualificatórias, foram todas muito boas, e agora vai ter a grande final que com certeza vai ser melhor ainda. É irado ver o cenário do skate brasileiro evoluindo junto com o alto nível dos skatistas. Vamos com tudo para essa final no RJ que vai ser animal”, disse Yndiara.
Street
No Street, Leticia Bufoni, ganhadora de sete medalhas nos X Games, sendo três ouros, duas pratas e dois bronzes; Kelvin Hoefler, pentacampeão mundial de Street pela World Cup Skateboarding (WCS), campeão da Street League Skateboarding (SLS) e campeão do X Games; Felipe Gustavo, vice-campeão do Tampa PRO 2018 e skatista da Street League Skateboarding (SLS); Pâmela Rosa, líder do ranking brasileiro, além de bicampeã mundial da World Cup Skateboarding, dona de quatro medalhas nos X Games, sendo dois ouros e duas pratas, estarão com o skate no pé no Rio de Janeiro.
“Eu estou muito empolgado para o STU Open. Além dos atletas internacionais, temos um nível muito alto aqui no Brasil, o que eleva muito o nível do nosso skate. Já tivemos a confirmação de importantes nomes, o que já favorece muito a competição. A pista também passou por uma pequena reforma, é uma pista grande, deve fazer calor no Rio de Janeiro, então temos que nos preparar muito bem. De resto é colocar o skate no pé e executar o que venho treinando. Vai ser um evento muito importante pra definição da seleção brasileira”, disse Kelvin Hoefler.