O Vardar, do pivô brasileiro Rogério Moraes, conquistou, neste domingo, o título da Champions League Masculina de Handebol. O troféu veio com vitória por 27 a 24 sobre a equipe húngara do Telekom Veszprém, em jogo realizado na cidade alemã de Colônia.
É o segundo título de Champions League da equipe macedônica. Rogério anotou seis gols na partida deste domingo e saiu de quadra como um dos artilheiros da decisão. É, também, o segundo troféu do brasileiro no torneio.
O jogo
A primeira etapa teve como destaque o ataque do Vardar. Logo no início de jogo, o posicionamento ofensivo da equipe macedônica permitiu que Rogério marcasse três dos quatro primeiros gols do time na partida.
Com a demora do Telekom Veszprém para encaixar a marcação, o Vardar aproveitou para abrir vantagem no fim do primeiro tempo, terminado em 16 a 11 para a equipe macedônica.
A diferença foi por água abaixo no início da segunda etapa, quando uma sucessão de erros ofensivos do Vardar permitiu que o Veszprém entrasse novamente na partida, diminuindo a desvantagem para apenas um gol no minuto 39 de jogo.
A partir de então a partida assumiu uma rotina até o apito final: Sempre que o Veszprém diminuía a diferença para um gol, o Vardar respondia e desgarrava novamente, sem deixar o time húngaro empatar.
No fim, três bolas de vantagem para a equipe macedônica, que havia vencido a Champions pela última vez em 2017. O Telekom Veszprém acumula, agora, quatro vice-campeonatos da competição e segue sem conquistar a torneio mais importante da Europa.
https://twitter.com/ehfcl/status/1135250149469564928
Além de Rogério, Kentin Mahe, do Veszprém, também marcou seis gols na partida. Pelo lado do Vardar, Dainis Kristopans, com quatro gols, foi outro destaque.
Trocando de camisa
A partida deste domingo marcou, também, a última de Rogério Moraes com a camisa do Vardar. O jogador – que já era o único brasileiro a ter vencido a Champions League – defenderá justamente o Telekom Veszprém a partir da próxima temporada.
Rogério era um dos poucos remanescentes da conquista da Champions de 2017 pelo Vardar. O elenco atual da equipe foi construído sob um orçamento bem mais limitado do que o de dois anos atrás, apostando em jogadores de menor renome internacional.
Barcelona em terceiro
Após sofrer a virada para o Vardar na semifinal do sábado, o Barcelona, do brasileiro Thiagus Petrus, venceu o Vive Kielce por 40 a 35 neste domingo e ficou com a terceira posição da Champions.
Thiagus, que já havia sido expulso na semifinal, acabou excluído também na partida deste domingo, dessa vez pelo acúmulo de três suspensões de dois minutos.