A 30ª rodada da Liga Espanhola Masculina de Handebol (Asobal) marcou, neste sábado, o encerramento da temporada na competição. Entre as cinco melhores equipes na classificação final, quatro possuem brasileiros no elenco.
O Barcelona, do armador-esquerdo Thiagus Petrus, foi o campeão. A equipe conquistou 29 vitórias e um empate durante o torneio. É o 26º título espanhol do Barça, sendo o nono de forma consecutiva.
Na segunda posição, com 21 vitórias, três empates e seis derrotas, ficou o Bidasoa Irún, do goleiro brasileiro Rangel da Rosa. Em terceiro lugar terminou o Logroño La Rioja, que não possui brasileiro no elenco. Por fim, com a quarta posição – e a última vaga na EHF Cup da próxima temporada – ficou o Ademar León, do armador-central Acácio.
O BM Granollers, do goleiro César Bombom, terminou na quinta posição.
Desempenho dos brasileiros
Campeão com o Barcelona, o armador-esquerdo Thiagus Petrus participou de todas as 30 partidas na campanha do título. Especialista em defesa, o brasileiro de 30 anos anotou 19 gols na competição.
Um dos maiores destaques brasileiros no torneio foi o armador-esquerdo Leonardo Dutra, do Liberbank Cuenca. O jogador passou mais da metade da temporada como artilheiro da Liga Espanhola, antes de sofrer, no início de maio, uma lesão no menisco esquerdo. Dutra encerrou a participação na temporada da competição com 167 gols em 24 partidas, ocupando o terceiro lugar na artilharia final e com a segunda melhor marca de gols por jogo no torneio.
Ainda no Liberbank Cuenca, o também armador-esquerdo Thiago Ponciano anotou 103 gols nas 30 partidas que disputou. Ponciano e Dutra foram os dois unicos brasileiros que ultrapassaram a marca de 100 gols na temporada da Asobal.
Quarto colocado com o Ademar Leóm, Acácio terminou a temporada com 75 gols em 28 jogos.
Entre os goleiros, três brasileiros tiveram aproveitamentos gerais próximos. Vice-campeão, Rangel da Rosa defendeu 179 de 521 arremessos (34,36%), enquanto Leonardo Tercariol, do BM Benidorm, fez 283 defesas em 851 arremessos (33,25%). Por fim, César Bombom – que jogará a próxima temporada na Liga Francesa – defendeu 232 bolas em 693 arremessos (33,48%).