8 5
Siga o OTD

Seleção Brasileira

Literatura olímpica para embalar as férias

Para quem curtirá as férias em julho, duas belas opções de leitura olímpica: as biografias de Sérgio Escadinha e Poliana Okimoto

Mês de julho já está batendo na porta e para uma parte considerável da população, especialmente os estudantes, um mês de férias. E que tal matar as saudades da Olimpíada Rio-2016 com dois livros de personagens importantes que estiveram nos Jogos?

Para enriquecer a literatura olímpica no Brasil, chegam às livrarias duas biografias que prometem emocionar os leitores. Nesta quinta-feira (29), será lançada a biografia do líbero Serginho Escadinha, um dos destaques da Seleção Brasileira masculina de vôlei, bicampeão olímpico e mundial. De autoria do jornalista Daniel Bortoletto, editor-executivo do LANCE!, “Degrau por Degrau” conta histórias de bastidores e revela detalhes da difícil e inspiradora trajetória de Serginho, desde a infância árdua, em Pirituba, até conseguir sua primeira chance como jogador profissional. Antes da fama, ele chegou a fazer bicos em diversas atividades profissionais para ajudar no sustento da família.

O prefácio da biografia de Serginho é assinado pelo também multicampeão Bernardinho, treinador responsável pela primeira convocação do líbero para a Seleção, em 2001. Para ele, a história do jogador pode servir de inspiração para crianças e jovens que vivem em periferias e comunidades do país. “Degrau por degrau” é um lançamento da Editora Planeta e chega às livrarias ao custo de R$ 41,90.

Medalha inédita

O outro lançamento conta a  história de uma conquista duplamente inédita. Poliana Okimoto tem sua história contada a quatro mãos, pelo jornalista Daniel Takata, redator da revista Swim Channel, e Helio de la Peña, humorista do grupo Casseta e Planeta e também nadador amador.

A biografia de Poliana conta a história da primeira nadadora brasileira a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos e a única atleta da modalidade do país a subir ao pódio na Olimpíada do Rio de Janeiro. O livro conta o surgimento de Poliana como um fenômeno das piscinas na juventude, passando ao ingresso nas provas de águas abertas, a ascensão meteórica na nova modalidade com conquistas de nível internacional, a depressão após uma frustração olímpica, a volta por cima ao ser escolhida a melhor atleta do planeta da modalidade, a rotina de sacrifícios e privações, e, claro, os detalhes da histórica conquista da medalha de bronze na praia de Copacabana na prova de 10 km nos Jogos Olímpicos de 2016.

A obra será lançada no próximo dia 8 de julho, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo), a partir das 15h. O preço é de R$ 45,00.

VEJA TAMBÉM:

Jornalistas lançam livro com 2016 histórias das Olimpíadas 
Para resgatar credibilidade, atletismo pode ‘apagar’ recordes históricos 
A história de Eder Jofre, através das belas palavras de Henrique Matteucci 
Sebastian Coe precisa tirar os esqueletos do armário do atletismo mundial

Mais em Seleção Brasileira