Na data em que se registra a marca de 70 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) anunciou a convocação de sua equipe de ciclismo mountain bike (MTB), com direito a uma vaga a mais do que as duas que teria direito, pelo fato de o Brasil ser o país-sede da Olimpíada.
Com o encerramento do período de pontuação do ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional), o Brasil acabou terminando com a 13ª colocação, que pelos critérios da entidade daria direito a classificar dois ciclistas, deixando para trás inclusive os Estados Unidos na classificação continental. Assim, Henrique Avancini e Rubens Donizete, os melhores classificados no ranking mundial, asseguraram a classificação.
>>> E mais: As vagas do Brasil nos Jogos Rio 2016
No feminino, mesmo terminando na 13ª posição do ranking entre países, o Brasil segue com direito a apenas uma vaga, que ficará com Raiza Goulão, melhor classificada no ranking mundial. A CBC também anunciou que os reservas da equipe de MTB para a Rio-2016 serão Ricardo Pscheidt (masculino) e Isabella Lacerda (feminino).
Com a vaga a mais obtida no masculino e mais o índice obtido por Darlan Romani no arremesso de peso masculino, no atletismo, a lista da delegação brasileira para os Jogos do Rio-2016 chega a 437 atletas.