Quatro brasileiros saíram com troféus na cerimônia dos Prêmios da PanAm, organizados em homenagem aos destaques dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Douglas Matera, Maria Eduarda Alexandre, Monik Bisoni e Rebeca Andrade foram os brasileiros que saíram com seus troféus na segunda edição dos prêmios. O evento aconteceu em Miami, EUA, na noite deste sábado (9).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Maria Eduarda Alexandre, da Ginástica Rítmica, foi a única que venceu através da votação popular. A grande maioria dos prêmios foi decidida por votos na internet, mas os prêmios de Rebeca Andrade, da Ginástica Artística, e Monik Bisoni, do e-sport, foram distribuídos sem votação pela Organização de Desportos PanAmericanos (PanAm). E finalmente, Douglas Matera, da paranatação, foi escolhido pelo Comitê Paralímpico das Américas.
Duda Alexandre vence no voto popular
Maria Eduarda Alexandre venceu o prêmio de Legado de Cali-2021. A atleta da ginástica rítmica conquistou três ouros e uma prata nos Jogos Pan-Americanos da Juventude de Cali-2021. Já em Santiago-2023, Duda Alexandre levou dois ouros, uma prata e três bronzes. Miguel Hidalgo foi indicado na premiação masculina, mas perdeu para a estrela chilena do lançamento de disco, Lucas Nervi.
“Me sinto muito feliz, muito honrada de estar aqui. Foi um caminho muito duro, muito difícil. Agradeço a minha família por ter me ajudado a divulgar esse prêmio e ao apoio de todo público brasileiro e das Américas”, comentou a atleta brasileira.
É DO BRASIL! Maria Alexandre foi a vencedora do prêmio Legado Cali 2021 no Panam Sports Awards.
— Time Brasil (@timebrasil) December 9, 2023
A premiação reconheceu atletas que estiveram nos Jogos Pan-Americanos Júnior há dois anos e, em 2023, competiram em Santiago.
Parabéns, Maria! 👏🇧🇷#TimeBrasil pic.twitter.com/ijUnTbyhdW
Douglas Matera coroa Santiago-2023
Douglas Matera ganhou o prêmio de melhor paratleta masculino nas cerimônias da Panam Sports. Ele venceu oito medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, sendo portanto, o grande destaque da competição.
“Estou muito feliz, muito obrigado ao Comitê Paralímpico das Américas por terem organizado os Jogos Parapan-americanos incríveis. Sou muito orgulhoso de ser um representante do movimento paralímpico do Brasil, das Américas e do Mundo. Viver com deficiência é sempre um desafio mas viver sempre vale a pena então estar aqui e poder dizer isso é incrível”.
Karen Palomeque, estrela do atletismo da Colômbia, ganhou cinco ouros em Santiago-2023 e portanto venceu o prêmio no feminino.
Rebeca Andrade é destaque do ano para Panam
“Estou muito feliz, muito honrada. A gente trabalha muito para conquistar e ter essas realizações. Não poderia deixar de agradecer a toda minha equipe que está sempre do meu lado e me dando esse suporte. À minha família sempre me apoiando. É uma honra hoje, mesmo com tão pouca idade, ser uma inspiração para uma nova geração de jovens e crianças que estão chegando aí. A gente sabe que esporte muda vidas e sou muito grata pela PanAm por fazer parte deste time e estou muito, muito feliz de estar aqui com vocês”.
🚨 GRAVE: REBECA ANDRADE GANHA MAIS UMA!
— Time Brasil (@timebrasil) December 9, 2023
Nossa ginasta recebeu o prêmio de Participação Destaque da Temporada no Panam Sports Awards 🫶🏽
Esse troféu é entregue para atletas que tiveram grandes desempenhos dentro e fora do esporte durante o ano.
Ela é tudo 🥹#TimeBrasil pic.twitter.com/j8jk3GQZjB
Rebeca Andrade também estava indicada na categoria de Geradora de Mudanças, na qual perdeu para a dominicana Marileidy Paulino, que está criando “Sonrisa Eterna”, uma fundação para ajudar a juventude de seu país. Curiosamente, todos atletas indicadas nesta categoria são mulheres.
Monik Bisoni vence prêmio de e-sports
Monik Bisoni foi medalhista de ouro no e-sport em Santiago-2023, que aconteceu como demonstração na capital chilena. Ela agradeceu à PanAm pela oportunidade dada aos jogos virtuais e disse esperar enfim ver os e-sports na programação oficial do evento em breve.
Outros brasileiros foram indicados aos Prêmios da PanAm
Por outro lado, apenas homens foram indicados ao prêmio de Lenda Pan-Americana. O nadador brasileiro Thiago Pereira estava indicado, mas quem saiu vencedor foi Javier Sotomayor. O cubano ainda é recordista mundial do salto em altura.
Guilherme Costa, o Cachorrão, da natação era o representante brasileiro na disputa de atleta masculino do ano, mas o vencedor foi Osmar Olvera, dos Saltos Ornamentais. O mexicano foi dono de dois vice-campeonatos mundiais e três ouros em Santiago-2023. Na categoria fair play, o Brasil não estava indicado, mas Adriana Diaz foi lembrada pelo longo abraço que deu em Bruna Takahashi na final do tênis de mesa. Mas a grande vencedora foi Erika Lasso, da Colômbia. A judoca carregou sua rival, da República Dominicana, para fora do tatame nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.
A seleção feminina de handebol estava indicada, mas perdeu para a equipe mexicana de futebol que também foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A seleção brasileira de vôlei perdeu o prêmio para a seleção colombiana de beisebol que ganhou o primeiro ouro na história dos Jogos Pan-americanos.
Os EUA lideraram com folga o quadro de medalhas dos Jogos Panamericanos de Santiago-2023. E finalmente, o Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA venceu o Brasil e México como melhor comitê olímpico nacional.
Relembre todos os indicados aos prêmios.
Confira todos os vencedores
Atleta Feminina: Maggie Macneil, Natação do Canadá
Atleta Masculino: Osmar Olvera, Saltos Ornamentais do México
Destaque 2023: Rebeca Andrade, Ginástica Artística do Brasil
Legado Cali-2021 Feminino: Maria Eduarda Alexandre, Ginástica Rítmica do Brasil
Legado Cali-2021 Masculino: Lucas Nervi, Atletismo do Chile
Equipe Feminina: Futebol do México
Equipe Masculina: Beisebol da Colômbia
Gerador de Mudança: Marileidy Paulino, Atletismo da República Dominicana
Fair Play: Erika Lasso, Judô da Colômbia
Técnico: Bienvenido Front, Remo do Chile
Comitê Olímpico Nacional: EUA
Progresso de Comitê Olímpico Nacional: Chile
Comitê Olímpico Nacional de país com menos de 1 milhão de habitantes: Aruba
Paratleta Feminina: Karen Palomeque, Atletismo da Colômbia
Paratleta Masculino: Douglas Matera, Natação do Brasil
Atleta de E-sports: Monik Bisoni, Brasil