O Brasil conseguiu uma remontada épica e se classificou para a final do torneio de futebol de cegos do Parapan de Santiago-2023. A seleção verde-amarela venceu o Peru por 5 a 0, exatamente o placar que precisava fazer, e se garantiu na decisão para buscar o pentacampeonato dos Jogos Parapan-Americanos. A final será contra a Colômbia, no sábado (25), às 20h.
- Caboclo faz duplo-duplo, mas Hapoel Tel-Aviv perde na Eurocup
- Shanghai, de Tainara, vence no tie-break no Campeonato Chinês
- Brasil goleia na estreia do Sul-Centro Americano Juvenil
- Hugo Calderano vence estreia no WTT Champions de Frankfurt
- João Fonseca despacha lucky-loser na estreia em Helsinque
Depois de perder para a Argentina na véspera, a tendência era de que o Brasil precisasse vencer o Peru para se classificar para a final do Parapan. A competição de futebol de cegos em Santiago-2023 conta com seis equipes, em que as duas melhores vão à decisão. A Argentina chegou na última rodada com quatro vitórias, enquanto Brasil e Colômbia tinham três. Poucas horas antes do confronto entre Brasil e Peru, a Colômbia venceu a Argentina e assumiu a primeira colocação do torneio.
Dessa forma, a Colômbia assumiu a primeira colocação, a Argentina foi para o segundo lugar e o Brasil caiu para a terceira colocação. Assim, o Brasil passou a precisar não só da vitória sobre o Peru, mas também de uma goleada com cinco gols de diferença para cortar o saldo de gols sobre a Argentina e terminar a tabela entre os dois primeiros.
A seleção chegou para o duelo contra os peruanos com muita pressão, mas mostrou porque é pentacampeã paralímpica e tetracampeã parapan-americana e conseguiu fazer o resultado. O Brasil fez uma partida dominante desde o primeiro instante e conseguiu a vitória por 5 a 0. Quatro gols foram marcados no primeiro tempo, sendo três de Ricardinho e um de Tiago Paraná. No segundo tempo, a equipe pressionou até que Jeffinho marcou o quinto gol a três minutos do final e fechou a conta.
Final inédita
O adversário do Brasil na final será a Colômbia, em uma final inédita no futebol de cegos. A modalidade entrou no programa do Parapan na Rio-2007 e, desde então, somente Brasil e Argentina duelaram pela medalha de ouro. Em todas as ocasiões, a seleção verde-amarela saiu vencedora, sendo tetracampeã da competição. A decisão de Santiago-2023 ocorrerá no sábado (25), às 20h (horário de Brasília).