8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros conquistam 16 vitórias no individual do badminton

Após a disputa da fase de grupos, seis atletas do Brasil começarão sua campanha no mata-mata nesta sexta-feira (24)

Eugênio Cleto, um dos representantes do Brasil no badminton no Parapan de Santiago-2023 (Cris Mattos/CPB)
(Cris Mattos/CPB)

No segundo dia de disputa do badminton no Parapan de Santiago, o Brasil obteve 16 vitórias nas chaves individuais da modalidade nesta quinta-feira (23). A etapa de mata-mata começará amanhã (24), com a presença de seis competidores brasileiros.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Ana Carolina Reis, Breno Johann, Edwarda Oliveira, Rogério Oliveira, (todos no SL4) e Yuki Rodrigues (SU5) já disputarão a fase de semifinal e buscarão suas vagas na decisão em suas respectivas categorias. Além disso, Jonathan Cardoso enfrentará Emmanuel Mercedes, da República Dominicana, nas quartas de final da classe SL3 masculina. Os confrontos iniciarão a partir das 9h, no horário de Brasília-DF.

Individual masculino

Na categoria SL4, Breno Johann, Eugênio Cleto e Rogério Oliveira se saíram vitoriosos sobre o estadunidense Richard Alcaraz, o argentino Jonathan Torres e o colombiano Jorge Enrique Moreno, respectivamente. Dessa forma, com os resultados acumulados, Breno e Rogério avançaram à semifinal e jogarão contra Pascal Lapointe, do Canadá, e Maximiliano Ávila, do México. Já no SL3, Jonathan Cardoso não entrou em quadra nesta quinta-feira (23) e irá encarar o dominicano Emmanuel Mercedes nas quartas.

Logo depois, na classe SU5, Yuki Rodrigues bateu o peruano Yamir Castañeda e se classificou para a semi na sua chave. Ele enfrentará Alberto Bocanegra, também do Peru. Na categoria SH6, Vitor Tavares derrotou o peruano Nilton Ignácio e avançou diretamente à semifinal, aguardando a definição do seu adversário.

Na disputa WH1, Marcelo Conceição e Rodolfo Cano passaram para a fase semifinal e devem voltar a entrar em ação no próximo sábado (25). Por fim, no WH2, Júlio Cesar Godoy bateu o canadense Bernard Lapointe e foi o único a vencer na categoria.

Individual feminino

No SL4 entre as mulheres, Ana Carolina Reis e Edwarda Oliveira venceram suas partidas e passaram para a semifinal do Parapan. As brasileiras medirão forças com a canadense Olivia Meier e com a peruana Jenny Huaranga, respectivamente. Do mesmo modo, no SL3 feminino, Abinaecia Silva, Adriane Ávila e Kauana Beckenkamp também triunfaram e ainda continuam vivas na competição.

Na sequência, no SU5, Brenda Maria Dias e Mikaela Almeida derrotaram suas adversárias e estão na briga pela classificação para a próxima fase do badminton em Santiago. Por outro lado, no SH6, Natalia Xavier e Renata Reis foram derrotadas e acabaram eliminadas da competição.

Já no WH1, Daniele Souza superou Joy-ann Clarke, de Barbados, e avançou para a semifinal do Parapan. Ela aguarda a definição da sua adversária e só deverá competir novamente no sábado (25). Ana Gomes e Auricelia Nunes, por sua vez, se despediram da categoria com derrotas.

Para finalizar a participação brasileira, houveram alguns confrontos nas chaves de duplas. Destaque para Ana Gomes/Daniele Souza, que venceram as compatriotas Auricelia Nunes/Maria Gilda Antunes no WH1-WH2 feminino.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia