O Brasil perdeu para a Argentina nas quartas de final do torneio masculino do basquete em cadeira de rodas do Parapan de Santiago-2023. A equipe foi superada em 62 a 43, em partida realizada nesta quarta-feira (22), no Polideportivo 1 do Estádio Nacional. Com isso, a seleção disputará o quinto lugar da competição. Além disso, desperdiçou a oportunidade de conquistar vaga para Paris-2024.
+ Tabela do basquete em cadeira de rodas no Parapan de Santiago-2023
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
Vindo de uma campanha de uma vitória e duas derrotas na fase de grupos, o Brasil avançou para as quartas de final como o terceiro colocado de sua chave. No primeiro jogo do mata-mata, fez um clássico contra a Argentina, que tiveram dois triunfos e um revés na fase inicial. Os hermanos entraram com favoritismo por conta da campanha e assim confirmaram ao longo da partida.
O jogo até começou equilibrado. A Argentina venceu o primeiro período por 20 a 15 e o Brasil ganhou o segundo por 16 a 14. Assim, os hermanos foram para o intervalo com três pontos de vantagem, em 34 a 31. A partir do terceiro período, no entanto, a defesa argentina melhorou e a equipe passou a dominar a partida, não dando chances para o Brasil. A Argentina abriu até fechar em 62 a 43.
O Brasil teve apenas 34% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Nenhum jogador da equipe marcou mais digítos duplos na pontuação. Cristiano Clemente marcou oito pontos, enquanto Anderson Ferreira, Amauri Viana e Luciano Felipe anotaram cinco pontos cada. Pelo lado argentino Adrian Perez marcou 15 pontos e foi o cestinha da partida. Os hermanos, aliás, tiveram apenas uma bola de três convertida.
Sem vaga para Paris
Com isso, o Brasil foi eliminado da competição e agora disputará o torneio de classificação, que definirá as posições do quinto ao oitavo lugar. Seu próximo adversário será o Chile. Além disso, o Brasil desperdiçou a chance de conquistar vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Apenas o campeão do basquete em cadeira de rodas do Parapan se classificará para a Paralimpíada, enquanto o segundo e o terceiro disputarão o Torneio de Qualificação Final.