Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil cai para a Argentina nas quartas do basquete em CR

Brasil é superado pela Argentina no segundo tempo, cai nas quartas do Parapan e fica sem vaga para Paris

Jogador da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas caído após derrota para a Argentina no Parapan de Santiago-2023
(Foto: Sebastian Nanco/Santiago 2023 via Photosport)

O Brasil perdeu para a Argentina nas quartas de final do torneio masculino do basquete em cadeira de rodas do Parapan de Santiago-2023. A equipe foi superada em 62 a 43, em partida realizada nesta quarta-feira (22), no Polideportivo 1 do Estádio Nacional. Com isso, a seleção disputará o quinto lugar da competição. Além disso, desperdiçou a oportunidade de conquistar vaga para Paris-2024.
+ Tabela do basquete em cadeira de rodas no Parapan de Santiago-2023

Vindo de uma campanha de uma vitória e duas derrotas na fase de grupos, o Brasil avançou para as quartas de final como o terceiro colocado de sua chave. No primeiro jogo do mata-mata, fez um clássico contra a Argentina, que tiveram dois triunfos e um revés na fase inicial. Os hermanos entraram com favoritismo por conta da campanha e assim confirmaram ao longo da partida.

O jogo até começou equilibrado. A Argentina venceu o primeiro período por 20 a 15 e o Brasil ganhou o segundo por 16 a 14. Assim, os hermanos foram para o intervalo com três pontos de vantagem, em 34 a 31. A partir do terceiro período, no entanto, a defesa argentina melhorou e a equipe passou a dominar a partida, não dando chances para o Brasil. A Argentina abriu até fechar em 62 a 43.

O Brasil teve apenas 34% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Nenhum jogador da equipe marcou mais digítos duplos na pontuação. Cristiano Clemente marcou oito pontos, enquanto Anderson Ferreira, Amauri Viana e Luciano Felipe anotaram cinco pontos cada. Pelo lado argentino Adrian Perez marcou 15 pontos e foi o cestinha da partida. Os hermanos, aliás, tiveram apenas uma bola de três convertida.

Sem vaga para Paris

Com isso, o Brasil foi eliminado da competição e agora disputará o torneio de classificação, que definirá as posições do quinto ao oitavo lugar. Seu próximo adversário será o Chile. Além disso, o Brasil desperdiçou a chance de conquistar vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Apenas o campeão do basquete em cadeira de rodas do Parapan se classificará para a Paralimpíada, enquanto o segundo e o terceiro disputarão o Torneio de Qualificação Final.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia