Omar Hayward abriu 3 a 0 diante de José Carlos Chagas na disputa do bronze da bocha individual masculina BC1. Os fãs de Bermudas estavam eufóricos, afinal seria a primeira medalha do país em Santiago-2023. Porém, ainda não foi desta vez que o pequeno país caribenho irá ao pódio. O brasileiro fez valer toda sua experiência para virar o jogo e vencer por 4 a 3 no fim da manhã desta quarta-feira (22) nos Jogos Parapan-americanos.
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023
Sexta medalha de José Carlos Chagas em Parapan-americanos
Hayward já havia vencido um jogo acirrado contra José Carlos na segunda-feira (20) que terminou 6 a 6, enfim ganhando no desempate. Com o resultado, o brasileiro enfrentou Eduardo Sanchez na reedição da final de Lima-2019 em que o mexicano havia sido ouro e Chagas prata na terça.
Na disputa de bronze o atleta das Bermudas começou bem, vencendo o primeiro período por 2 a 0 e o segundo por 3 a 0. Atrás no marcador, José Carlos começou a recuperação no terceiro período, em que venceu por 1 a 0. Foi portanto numa disputa final sensacional que o brasileiro conseguiu marcar três pontos o suficientes para uma virada por 4 a 3.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Esta é a sexta medalha de José Carlos Chagas em Jogos Parapan-americanos. Ele já foi bronze no individual em Guadalajara-2011, ouro no individual e por equipes em Toronto-2015, prata no individual e por equipes em Lima-2019. Além disso, ele foi bronze no torneio individual nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020.
Bermudas busca primeira medalha em Santiago-2023
Já Bermudas seguem apenas com as medalhas conquistadas pela corredora Jessica Cooper Lewis. Ela é a atual bicampeã Parapan-americana nos 100m metros da T53 pois venceu em Toronto-2015 e Lima-2019. Além disso, foi ouro nos 400m metros, além de um bronze nos 800m da T53 em Lima-2019.
Jessica está em Santiago, onde ficou em quinto lugar nos 400m metros da T53/T54 e disputa na quinta-feira (23) os 800m. Finalmente no sábado (25) ela busca o tri-campeonato parapan nos 100m e levar finalmente Bermuda ao pódio de Santiago-2023.
Bermudas tem apenas três competidores em Santiago-2023, sendo dois na bocha. Além de Omar, Yushae DeSilva-Andrade é a outra representante do esporte no Chile e é conhecida do público brasileiro, afinal venceu Andreza Vitória na semifinal da Copa do Mundo de Fortaleza em setembro, rumo ao título surpreendente. Ambas estão invictas na competição e se enfrentam às 14h.
Pode ser de Yushae que tem um nome tão brasileiro a primeira medalha de Bermudas nos Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023. Além de ser apenas a segunda atleta a subir ao pódio na história dos Jogos.