No último dia de disputa do tênis de mesa nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, o Brasil levou incríveis 16 medalhas nas chaves de duplas, sendo sete de ouro, cinco pratas e quatro bronzes. Ao todo, somando com os pódios no individual, o país acumulou 38 conquistas.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Ouros para o Brasil
As conquistas douradas nesta segunda-feira (20) começaram com Guilherme Marcião e Iranildo Espíndola, que subiram no lugar mais alto do pódio na classe MD4. Eles sacramentaram seu título ao vencer os chilenos Luis Flores/Vicente Leiva por 3 a 0 (11/2, 11/4 e 16/14).
Mais tarde, nas duplas mistas do tênis de mesa, Catia Oliveira e Lucas Arabian (XD4-7) se sagraram campeões ao derrotar os compatriotas Eziquiel Babes e Thais Severo pelo placar de 3 a 1 (9/11, 11/4, 11/6 e 11/5). Por sua vez, em uma final contra atletas chilenos, Joyce de Oliveira/Fábio Souza (XD10) triunfaram na decisão e ficaram com o ouro. Para finalizar, Danielle Rauen/Gabriel Antunes (XD20) venceram Aylin Espinoza e Manuel Echaveguren, do Chile, por 3 a 0 (11/6, 11/4 e 11/4).
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Já entre as mulheres, Danielle Rauen/Jennyfer Parinos, da classe WD14-20, levaram a melhor sobre as chilenas Aylin Espinoza e Joseline Yevenes, venceram a partida decisiva por 3 a 0 (11/4, 11/1 e 11/3) e conquistaram o ouro. Logo depois, as brasileiras Catia Oliveira/Joyce de Oliveira superaram Marliane Santos/Thais Severo, também atletas do Brasil, na final do WD5-10 e foram campeãs.
No masculino, Gabriel Antunes/Jean Mashki (MD18) bateram Claudio Bahamondes e Manuel Echaveguren, do Chile, por 3 a 2 e também se sagraram campeões do torneio.
Por fim, Lucas Arabian/Fabio Silva (MD8), Israel Stroh/Jennyfer Parinos (XD14-17) e Israel Stroh/Paulo Salmin (MD14) acabaram derrotados em suas respectivas decisões e finalizaram a competição com a prata.
Bronzes nas duplas
Além disso, quatro duplas brasileiras caíram na semifinal e ficaram com a medalha de bronze no Parapan. No feminino, as medalhistas foram Lethicia Lacerda e Sophia Kelmer, que disputaram a classe WD14-20. Já entre os homens, David Freitas/Carlos Eduardo Moraes e Claudio Massad/Luiz Manara levaram o bronze no MD8 e no MD18, respectivamente. Por fim, Lucas Carvalho e Sophia Kelmer (XD14) também subiram no pódio nas duplas mistas.