Marcelo Marton conquistou o primeiro ouro do tiro esportivo brasileiro nos Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023. Depois dos bronzes de Débora Campos e Guilherme von Rosenthal, Marcelo derrotou três peruanos e dois norte-americanos em uma final muito emocionante da carabina em pé 10m SH1. Na carabina deitada 10m SH2, Alexandre Galgani foi prata, em prova que contou com três brasileiros.
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023
A categoria SH1 é para atletas que não requerem suporte para a arma. Paranaense de Londrina, Marcelo Marton tem 52 anos e conquistou sua primeira medalha nos Jogos Parapan-americanos. Ele havia ficado em oitavo na carabina deitada ainda no sábado (18).
Nas eliminatórias, Marcelo se classificou em segundo lugar com 608.4, atrás de Jorge Arcela do Peru e na frente da norte-americana Taylor Farmer, com 606.
Marcelo Marton desafia peruanos na final
Ainda na parte inicial da competição Marcelo começou muito bem. Liderou a primeira série com 52.2, mas caiu para segundo na segunda (101.3) e terceiro após a terceira (120.5), chegando a aparecer em quarto em algumas rodadas intermediárias, atrás dos atiradores peruanos.
Os norte-americanos pareceram sentir a final. Primeiramente, Taylor Farmer saiu ao fim da quinta série, e Nick Beach foi eliminado da prova após a sexta. A medalha foi garantida quando Steve Medina terminou a sétima etapa em quarto lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Marcelo então estava em segundo lugar com 200 pontos, atrás de Jorge Arcela (201.0) e Milagros Lomino (1992.). Dois tiros ótimos, com 9.5 e 10.6 o garantiram na grande final com 220.1 apenas meio ponto atrás de Jorge Arcela e deixaram Milagros Lomino com o bronze. Ao fim, 10.5 e 10.3 deram o ouro para Marcelo, quando Jorge conseguiu apenas 9.9 e 9.3.
Marcelo Marton conquistou o ouro com a marca de 240.9 e Arcela ficou com a prata com 239.8.
Alexande Galgani fica com a prata na carabina de ar 10m deitada
Encerrando a programação desta segunda-feira, Alexandre Galgani ficou com a medalha de prata na carabina de ar 10m mista deitada SH2 com 253.2. A SH2, como explica o manual do Comitê Paralímpico Brasileiro é para “atiradores de carabina que não possuem habilidade para suportar o peso da arma com os braços e precisam de suporte para a arma”.
O norte-americano Stetson Bardfield foi o grande campeão com 253.4, enquanto Maria Rodriguez, da Argentina, ficou com o bronze. Jessica Michalack foi a quarta melhor e Bruno Kiefer terminou em sétimo.
Galgani e Michalack chegaram a liderar por boa parte da prova, mas Bardfield conseguiu três 10.9 (tiro quase perfeito) em sequência para passar à liderança. Ao fim, Galgani diminuiu a vantagem, mas não foi o suficiente para o ouro.