Foi na última tentativa que Geraldo von Rosenthal garantiu sua medalha nos Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023. O dono de dois ouros e uma prata no tiro esportivo em Lima-2019, se classificou apenas em último lugar. Mas em sua terceira prova, conseguiu finalmente o pódio em terras chilenas ao levar o bronze na pistola mista 50m SH1.
Dono do recorde Parapan-americano da classificatória obtido em Lima com 526 pontos, Geraldo von Rosenthal viu o norte-americano Yanxiao Gong fulminar sua marca, ao chegar em 539 pontos. Enquanto isso ficou em sexto lugar, de seis competidores, com apenas 505 pontos.
Ainda no primeiro dia Sérgio Vida teve problemas médicos e precisou abandonar suas provas dos Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023.
Recuperação incrível de Geraldo von Rosenthal na final
Porém, o que importa é a final. Na segunda série de tiros, Gong, que liderava com tranquilidade inexplicavelmente, perdeu um tiro e despencou na classificação, deixando Geraldo na briga com três cubanos. Em seguida, foi a vez de um dos cubanos tropeçar. Alexander Reyna marcou apenas 4.7 em um de seus tiros, o que inevitavelmente levou ao cubano abandonar a competição em sexto lugar.
Em seguida foi a vez de Gong cair e Geraldo parecia cada vez mais tranquilo na terceira posição. Porém, na sétima série, dois tiros ruins quase tiraram o brasileiro do rumo da medalha. Mesmo com 6.2 e 3.1, Geraldo se segurou pois o panamenho também errou um de seus tiros, marcando apenas 5.1 e 9.5.
Era bronze!!! O panamenho Aristides Guevara abandonou a competição em quarto lugar com 163.7pt e Geraldo von Rosenthal seguiu com 165.9. Já longe da briga pelo ouro, restou ao brasileiro dois tiros de encerramento. No último, 10.8, melhor marca alcançada na final, praticamente no alvo. Porém, não era suficiente.
O ouro na pistola mista 50m SH1 ficou com Yenigladys Suárez e a prata com Di Angelo Loriga. E o bronze com Geraldo que sai de Santiago-2023 medalhista parapan-americano pela segunda vez consecutiva.