Após estrear com derrota para o Canadá no basquete em cadeira de rodas, o Brasil se recuperou no melhor estilo e passou fácil pela Colômbia, com uma vitória por 72 a 20. Dessa forma, assumiu o segundo lugar do Grupo A do torneio feminino nos Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023. Mais da metade dos pontos colombianos foram no último quarto, com a vitória já garantida.
Ainda no primeiro quarto, o Brasil abriu 26 a 3 e foi ao intervalo com vantagem acachapante de 44 a 7. No terceiro quarto, as brasileiras foram superiores em 16 a 2, levando o placar para 60 a 9. Apenas no último quarto houve um certo equilíbrio, mas o Brasil ainda foi superior no marcador em 12 a 11.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Quatro jogadoras foram as destaques do time feminino do Brasil: Lia Soares fez 18 pontos, seguida de Oara Uchôa (16), Paola Klokler (14) e Vileide Almeida (12). Dos 20 pontos colombianos, 16 foram por Gladys Gomes, destaque colombiano do basquete em cadeira de rodas.
O Brasil volta à quadra na terça-feira (21) às 10h15 contra El Salvador na última partida do Grupo A. Se vencer é muito provável que esteja garantida nas semifinais, mas há risco de um empate triplo. A garantia depende do resultado de Canadá e Colômbia que abrem a sessão da terça-feira às 8h.