O sábado (18) foi dia de duas goleadas no torneio de Goalball do Parapan-Americano de Santiago. Mais cedo, as mulheres fizeram bonito diante da Argentina. Em seguida, no começo da tarde, foi a vez do time masculino do Brasil fazer a diferença máxima contra a Colômbia. Uma estreia consistente na jornada que busca o tetracampeonato seguido do gênero na modalidade.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
No goalball, o gamematch, ou simplesmente game, ocorre quando um time abre dez gols de vantagem sobre o adversário e encerra-se a partida. Dessa forma, a primeira vitória do Brasil no grupo A da chave masculina veio com o game de 11 a 1 diante dos colombianos. É o início da caminhada da Seleção para defender seu tricampeonato e aumentar o número de medalhas douradas no continente. Sobretudo, é aquele triunfo que enche de confiança o time para as próximas rodadas.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Na primeira etapa, Paulo Saturnino abriu a contagem, antes do relógio vira o primeiro minuto completo. Emerson Ernesto ampliou o marcador. Em seguida, o único gol da Colômbia veio das mãos de Jesus Hernandez, em um pênalti, um susto breve na atuação magistral por parte do Brasil. Então, a equipe emplacou mais seis gols antes do sinal de intervalo do duelo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Assim, a volta não teve o mesmo ímpeto para evitar grandes desgastes, já que há mais dois jogos nesta fase. No entanto, o Brasil seguiu com os gols, ampliando o placar até que o game fosse decretado faltando pouco menos de 4min30s para o fim do tempo regulamentar. Curiosamente, o único atleta brasileiro que marcou tem nome de artilheiro, Romário Marques. André Botelho, Emerson e Paulo fizeram três cada e Parazinho e Leomon fecharam a conta.
Situação na tabela
+Tabela do Goalball masculino do Parapan 2023
O time pega o México na tarde deste domingo e pode já garantir primeira colocação antecipada a depender de outros resultados. Por fim, fecha a participação na primeira fase, no embate contra os donos da casa, na terça-feira (21). Todas as equipes são posicionadas de confronto 1º de um grupo contra 4º do outro, assim como 2º contra 3º nas quartas de final. O Brasil tem títulos no goalball masculino em Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019.