Ainda não foi hoje que o Brasil estreou no pódio no tiro esportivo durante os Jogos Parapan-americanos de Santiago-2023. O país participou das duas disputas deste sábado (18) com dois atletas cada, mas o melhor colocado foi Geraldo van Rosenthal que perdeu o bronze no desempate.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Geraldo e Débora vão bem nas eliminatórias, mas ficam fora do pódio na final
Na pistola de 25m mista SH1, Geraldo van Rosenthal e Débora Campos fizeram boa campanha rumo a final, mas ficaram de fora do pódio, sendo ultrapassados pelos representantes dos EUA. Sérgio Vida constava na lista de partida mas não participou.
Débora começou o dia muito bem na fase de precisão, terminando em terceiro lugar com 277, cinco pontos a frente de Geraldo, com 272. Na fase de velocidade, foi a vez de Geraldo ir muito bem, terminando em segundo, com 284 pontos, enquanto Débora ficou em sexto com 258 pontos.
+ Mariana D’Andrea quebra recorde e leva o ouro no Parapan
Na soma total, Geraldo ficou em terceiro com 556 pontos e Débora em quinto com 535 pontos. Yanxiao Gong, dos EUA, bateu o recorde Parapan-americano com 569 pontos, que era pertencente a Geraldo (559) de Lima-2019. Como somente participavam seis atletas, os seis se garantiram na final.
EUA garante primeiro pódio triplo no tiro
Na grande final, a cubana Yenigladys Suárez foi a primeira a sair ainda na sexta rodada. Na sétima, Débora com apenas 9 pontos ficou pelo caminho. Geraldo estava brigando pelas medalhas, mas caiu de nível nas últimas séries e foi para o desempate contra o norte-americano Michael Tagliapietra, caindo após perder o segundo tiro.
Yanxiao Gong (foto acima ao lado de Débora) foi medalha de ouro, Marco de la Rosa prata e Michael Tagliapietra ficou com o bronze.
Brasileiros são os primeiros eliminados na carabina
Na carabina de ar 10m misto deitada SH1, Carlos Garletti e Marcelo MArton se classificaram em 5º e 6º lugar, respectivamente, mas caíram de rendimento na final e foram os primeiros eliminados. Marcelo abandonou a disputa já na terceira bateria com 120.5 pontos, ficando em 8º lugar, enquanto Carlos obteve 144.5 pontos até a quarta bateria e foi o 7º melhor da final.
Maria Restrepo, da Colômbia, ficou com ouro, e Milagros Palomino e Jorge Arcela colocaram o Peru em dose dupla no pódio.