Nem sempre é possível estrear bem em uma competição, mas não significa que não dê para se recuperar ao longo dela. Assim, o Brasil iniciou sua jornada no basquete de cadeira de rodas feminino com derrota diante do Canadá, por 61 a 44. No entanto, o time mais difícil da chave passou neste sábado e a Seleção brasileira tem mais dois jogos para buscar a classificação à semifinal.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A princípio, o Canadá era o pior adversário para o Brasil estrear, já que competiu na última Paralímpiada, em Tóquio. Perdeu nas quartas para os Estados Unidos, porém sua tradição é bem forte na modalidades. Desse modo, foi superior ao time brasileiro em todos os quartos da partida, construindo a vantagem com o passar dos períodos.
+ Tabela do Basquete de CR Feminino no Parapan 2023
No primeiro quarto, a Seleção brasileira esteve próximas ao marcador, todavia as canadenses fecharam em 14 a 11. Em seguida, o segundo quarto teve uma grande abertura por parte das adversárias e o Brasil ensaiou uma recuperação. Mesmo assim, 14 a 10 para o lado oposto. A volta do intervalo teve a melhor produção ofensiva das brasileiras, com 13 pontos, com o Canadá anotando 15. Por fim, o quarto que a equipe cansou e não teve forças para manter o mesmo nível físico, com 18 a 10 para o time da América do Norte.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
Estatísticas da partida e situação na tabela
O aproveitamento nas bolas de dois pontos foi determinante para a margem de 17 pontos. O Canadá acertou 30 bolas de dentro do garrafão, com 56% de aproveitamento, enquanto o Brasil anotou 19 e teve 28% de acerto. Além disso, as canadenses tiveram um jogo bastante solidário, buscando 41 rebotes e dando 19 assistências. Do lado brasileiro, 35 rebotes e 12 assistências, com destaque para Vileide de Almeida, que marcou 13 pontos, deu quatro assistências e pegou cinco rebotes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Portanto, o Brasil larga com 0 pontos e precisa da vitória neste domingo contra a Colômbia e terça-feira contra El Salvador para buscar a classificação. Apenas os dois primeiros avançam para as disputas de medalhas.