8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil garante outras 10 medalhas no tênis de mesa

Com resultado, Brasil garante 20 medalhistas nas competições individuais do tênis de mesa em Santiago-2023

Gabriel Antunes tênis de mesa paralímpico vitória nos jogos parapan-americanos de santiago-2023
(Foto: Marcello Zambrana / CPB)

O tênis de mesa do Brasil deu sequência aos bons resultados alcançados na quinta-feira (16) nos primeiros dias de Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. Nesta sexta-feira (17), o Brasil classificou mais 10 atletas para as semifinais das disputas individuais. Portanto, o Brasil chega na Cerimônia de Abertura já com 20 medalhas garantidas. Isso acontece porque o país já tinha garantido 10 medalhistas na quinta-feira.

A competição reune 1.927 atletas de 33 países, vai enfim acontecer até 26 de novembro. Como no tênis de mesa não há disputa pelo bronze, todos semifinalistas, desta forma, já estarão no pódio.

+ Claudiney Batista e Mariana D’Andrea serão porta-bandeiras do Brasil

Na classe 8, Jean Carlos Mashki garante medalha em seu primeiro Parapan

O paulista Jean Carlos Mashki, um dos estreantes do país em Parapans, perdeu a sua invencibilidade na competição no último jogo da fase de grupos logo na manhã desta sexta-feira ao ser superado pelo argentino Alejandro Pérez por 3 sets a 1 mas não se abalou. No início da tarde, derrotou o equatoriano Paulo Polo por 3 sets a 1 pelas quartas de final da classe 8 e avançou portanto para as suas primeiras semifinais em um Parapan.

Gabriel Antunes garante semi na classe 10

O catarinense Gabriel Antunes, da classe 10, foi mais um jovem brasileiro a figurar entre os semifinalistas do Parapan ao aplicar 3 sets a 1 no norte-americano Jerry Vasquez pelas quartas de final. Com 17 anos, Gabriel Antunes (foto acima) já se garantiu no pódio.

Cadu Moraes e Lucas Arabian garantem Brasil na final da classe 5

Outro brasileiro novato em Santiago, o também paulista Carlos Eduardo Moraes, da classe 5, se recuperou do revés da estreia e venceu o guatemalteco Gerber Salazar por 3 sets a 0, conquistando a sua primeira vitória em Jogos Parapan-Americanos adulto, já que havia participado do Parapan de Jovens em Bogotá, no último mês de agosto.

Nas semifinais, Cadu Moraes, como é conhecido, vai enfrentar então o compatriota Lucas Arabian, de São Paulo, que se classificou como líder da outra chave com duas vitórias por 3 sets a 0. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Esse Parapan está sendo um mundo muito novo para mim. O nível e a experiência dos atletas aqui é muito maior do que foi no Parapan de Jovens. Mas está sendo um jornada incrível já poder garantir uma medalha para o Brasil em uma competição tão importante como essa. Teremos um clássico brasileiro agora pela frente para buscar a final. Vamos para cima”, afirmou Cadu Moraes. Ele nasceu com uma agenesia no fêmur, doença que encurta o osso.

Anile Meneses e Lathícia Rodrigues se classificam diretamente

Entre as mulheres, a paulista Anile Meneses (classe 7) e a goiana Lethícia Rodrigues (classe 8) venceram seus duelos pela última rodada da fase de grupos e também avançaram às semis. Mas, outras precisaram disputar as quartas de final para continuar na competição.

Joyce de Oliveira e Thais Fraga fazem duelo brasileiro na semi da 1-3 e Marilane Santos busca final 100% brasileira

A paulista Joyce de Oliveira superou a argentina Maria Garrone por 3 sets a 0 e está entre as quatro melhores atletas das classes 1-3. Já a goiana Thais Fraga bateu a colombiana Manuela Guapi também por 3 sets a 0 e dessa forma, avançou para as semis pela mesma classe. Agora, ambas as brasileiras se enfrentam na próxima fase.

Do outro lado da chave, a mineira Marliane Santos manteve o embalo da fase de grupos e aplicou seu terceiro placar por 3 sets a 0 em Santiago. Desta vez, a vitória válida pelas quartas de final foi sobre a argentina Veronica Blanco. Na semi, jogará diante da mexicana Maria Sigala por uma vaga na final e portanto se Marliane ganhar a final será 100% brasileira.

324 atletas fazem parte do Time Brasil no Parapan de Santiago-2023

Nesta sexta-feira à noite, 17, no Estádio Nacional do Chile, na capital chilena, após dois dias de competições acontece enfim a cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos com o desfile de todos os países participantes, além de outras atratividades.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou 324 atletas de 17 modalidades para representar o país em Santiago 2023. Mas também foram chamados 10 atletas-guia do atletismo, três calheiros da bocha e dois goleiros do futebol de cegos. O Brasil estará presente no atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo.

Resultados dos mesatenistas brasileiros no segundo dia de Parapan

CLASSES 1-3Quartas de final
Joyce de Oliveira 3×0 Maria Garrone (ARG)
Thais Fraga 3×0 Manuela Guapi (COL)
Marliane Santos 3×0 Veronica Blanco (ARG)

ClASSE 2Fase de grupos
Guilherme Marcião 0x3 Luis Flores (CHI)
Iranildo Espíndola 3×0 Peter Isherwood (CAN)

CLASSE 3Fase de grupos
David Andrade 0x3 Gabriel Copola (ARG)
Fabio Souza 3×0 Gonzalo Acosta (URU)

CLASSE 4Quartas de final

Eziquiel Babes 2×3 Francisco Gonzalez (MEX)

CLASSE 5Fase de grupos

Carlos Eduardo Freire 3×0 Gerber Salazar (GUA)

CLASSES 6-7Fase de Grupos

Aline Meneses 3×0 Manuela Mazuera (COL)

CLASSE 8Fase de grupos

Jean Carlos Mashki 1×3 Alejandro Pérez (ARG)
Lethicia Rodrigues 3×0 Anailil Arreola (GUA)

Quartas de final
Jean Carlos Mashki 3×1 Paul Polo (EQU)

CLASSE 10 – Quartas de final
Gabriel Antunes 3×1 Jerry Vasquez (EUA)
Claudio Massad 3×0 Santiago Ramírez (COL)

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paralimpíada Todo Dia