Parte da delegação brasileira dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023 já entrou na Vila Parapan-Americana desde a noite do último domingo (12). As seleções de natação, tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas foram as primeiras a entrar. A competição começará na próxima sexta-feira, 17 de novembro, e irá até o dia 26.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
O Brasil contará com 324 atletas em 17 modalidades no Parapan de Santiago. O embarque da delegação para a capital chilena está sendo feito em grupos. O primeiro deles, que viajou no domingo, contou com 88 atletas, dos quais 38 são da natação, 24 do basquete em cadeira de rodas e 26 do tênis de mesa. Foi esse pelotão que inaugurou a Vila Parapan-Americana para o Brasil.
“Experiência única. Minha primeira vez em um Parapan. Estava muito ansioso para conhecer a Vila, espero aproveitar cada segundo aqui porque é muito importante essa competição para nós, atletas”, afirmou Samuel de Oliveira, o Samuka. Ele é nadador da classe S5 e já acumula quatro medalhas de ouro em Mundiais, mas faz sua estreia na competição continental.
A estrutura da Vila
O Brasil conta com dois prédios na Vila Parapan-Americana de Santiago-2023. Na primeira torre, são 13 andares, 92 apartamentos e 305 camas disponíveis aos atletas brasileiros. Enquanto isso, no segundo prédio, são oito andares, com 64 apartamentos e 224 camas. Na Vila, a delegação brasileira ainda terá à disposição uma área de convivência externa, um espaço administrativo e outro para atendimento de saúde, assim como um depósito.
“Estou bastante encantado com a estrutura da Vila, está maravilhosa. O voo foi bem tranquilo, conseguimos fazer uma boa chegada a Santiago. A nossa expectativa está bastante alta, vamos em busca do pódio para entrar na disputa por uma vaga em Paris 2024”, completou o paranaense Sérgio Veiga, estreante em Parapans pelo basquete em cadeira de rodas.
Depois dessas três modalidades, mais seis modalidades desembarcaram em Santiago nesta segunda-feira (13): futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, tiro esportivo e rúgbi em cadeira de rodas. Nesta terça-feira, será a vez da bocha, ciclismo, judô, tênis em cadeira de rodas e tiro com arco chegarem na capital chilena. Por fim, as delegações de atletismo, badminton e taekwondo chegarão até o dia 18.
*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)