Na expectativa de realizar uma participação repleta de sucesso, com conquista de muitas medalhas, a seleção brasileira de tênis de mesa paralímpico se apresentou no último domingo (5) para iniciar uma semana de treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, visando o Parapan de Santiago, no Chile. A disputa da modalidade ocorrerá entre os dias 16 e 20 de novembro.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O grupo fica reunido até o próximo sábado (11), seguindo para a capital chilena no dia seguinte. Dessa forma, o Brasil levará ao Parapan, ao todo, 26 atletas, incluindo muitos medalhistas em Paralimpíadas e Mundiais, que colocam o país como um dos favoritos a conquistas no continente. O técnico Paulo Molitor falou sobre a etapa de preparação.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Preparação para o Parapan
“A maioria dos atletas já está conosco, mas como alguns se apresentarão somente nesta segunda-feira (6) nós iniciamos somente com um bate-bola para ambientação. Nossa ideia é que se possa interagir, toda a delegação, nesse trabalho pré-viagem”, disse Molitor.
“Vamos dividir o grupo. São 14 andantes e 12 cadeirantes. Vamos trabalhar assim em dois dias, mas também faremos dois dias com todos juntos. Inicialmente vamos focar especificamente em cada grupo, dividiremos os horários, pela manhã e à tarde, para realizarmos algumas manutenções e fazermos alguns ajustes, conforme for a demanda dos próprios atletas. Em semanas que precedem competições importantes, o que já foi trabalhado antes é o que realmente conta. Agora, precisamos fazer o que eles acharem melhor”, explicou o treinador.
Segundo Paulo Molitor, o trabalho de manutenção das duplas também receberá atenção especial durante a semana de treinamentos. “Haverá duplas novas, já que há novos atletas vindo compor a delegação. Vamos focar nisso e fazer ajustes, também nas duplas que já estão formadas, já que iremos disputar dez competições de duplas no Parapan”.
“Um dos pontos mais importantes desta semana de treinamento são as conversas individuais com cada atleta. Prepará-los na parte mental, já que será a competição mais importante do ano, que vale vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O objetivo é deixá-los o mais confortável possível nestes dias que antecedem a competição. É um trabalho fundamental”, concluiu o técnico.
Além disso, nas últimas edições de Parapans, os brasileiros se destacaram intensamente no tênis de mesa, colocando a modalidade no terceiro lugar em conquista de medalhas na delegação do país, na frente da maioria das delegações completas de outros países. Confira a lista de convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago:
Feminino
Aline Ferreira (Classe 7)
Carla Maia (Classe 1)
Cátia Oliveira (Classe 2)
Danielle Rauen (Classe 9)
Evellyn Santos (Classe 11)
Jennyfer Parinos (Classe 9)
Joyce de Oliveira (Classe 4)
Lethicia Lacerda (Classe 8)
Marliane Santos (Classe 3)
Sophia Kelmer (Classe 8)
Thais Severo (Classe 3)
Masculino
Cadu Moraes (Classe 5)
Claudio Massad (Classe 10)
David Freitas (Classe 3)
Eziquiel Babes (Classe 4)
Fábio Silva (Classe 3)
Gabriel Antunes (Classe 10)
Guilherme Costa (Classe 2)
Iranildo Espíndola (Classe 2)
Israel Stroh (Classe 7)
Jean Mashki (Classe 8)
Lucas Arabian (Classe 5)
Lucas Carvalho (Classe 9)
Luiz Manara (Classe 8)
Paulo Salmin (Classe 7)
Thiago Gomes (Classe 11)
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa