Adiós, Santiago! A chama da pira deixou o Estádio Bicentenário Municipal de La Florida. Dessa forma, simbolicamente, pondo fim aos Jogos Pan-Americanos de 2023. Em uma cerimônia de encerramento homenageando aspectos característicos do Chile como a Cordilheira dos Andes e ritmos tradicionais da cultura local.
Segundo os diretores criativos da cerimônia de encerramento, Martin Erazo, Pablo Solari e Valentina Varela, o objetivo foi provocar um diálogo fluido entre o tradicional e o contemporâneo em uma releitura estética. Desse jeito, estabelecer uma comunicação direta entre raiz e o futuro, sempre ressaltando a importância da diversidade, igualdade e respeito por todos os chilenos.
- Com 66.97 de nota, Tony Alves fatura o STU Finals de paraskate
- Arthur Pomoceno e Jeisiane Alves são campeões em Palmas
- Isadora Pacheco é tricampeã brasileira do Park no STU SP
- Isabelly Ávila vence Etapa de São Paulo e é campeã do STU
- Rosamaria e Felipe Roque combinam 65 pontos no Japão
Além disso, o estádio de La Florida tem a Cordilheira dos Andes ao fundo. A cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 foi uma verdadeira festa. Assim como os atletas que participaram, os festejos também foram voltados para os chilenos e o Continente inteiro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Porta-bandeiras do Brasil
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os dois atletas que vão carregar a bandeira do país na cerimônia de encerramento. Dessa forma, Hugo Calderano e Nicole Pircio foram os escolhidos. Principal nome do tênis de mesa, Calderano se sagrou como o primeiro tricampeão individual. Além disso, ele ainda faturou outro ouro na disputa de equipes masculina e uma prata nas duplas. Capitã do conjunto brasileiro de ginástica rítmica, Nicole liderou as conquistas de três medalhas douradas.
“Hugo e Nicole nos ajudaram a construir esse quadro de medalhas histórico para a Missão Brasileira, e a presença deles é motivo de inspiração para todos os esportistas do país”, disse o Chefe de Missão e diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.
Homenagem aos voluntários de Santiago
Assim como celebrações da cultura e a rica variedade geográfica chilena, a cerimônia contou com um momento para homenagear as pessoas que construíram Santiago-2023. Em 15 dias de provas, mais 11 mil voluntários e voluntárias, que contribuíram para organização do evento, receberam um agradecimento simbólico.
Jogos de Barraquilla-2027
Apesar das polêmicas envolvendo a próxima sede dos Jogos Pan-Americanos, a organização fez a tradicional passagem de bandeira entre as autoridades de Santiago, Panam Sports e Colômbia. Nos últimos dias, foi especulada a mudança de Barranquilla para São Paulo, pois a cidade colombiana ainda não fez os pagamentos aos organizadores do evento.
Dessa forma, o presidente Gabriel Boric entregou a bandeira da Panam Sports ao presidente da organização, Neven Ilic. Em seguida, o prefeito de Barranquilla Jaime Pumarejo e a ministra de esportes da Colômbia Astrid Rodríguez, a receberam das mãos de Ilic. Assim, simbolizando a passagem de bastão.
Atrações musicais
Priorizando artistas locais, a cerimônia de encerramento contou apresentações de diferentes gerações e ritmos que compõem a música chilena. Entre eles, esteve a DJ Yeimy Navarro, a banda Inti-Illimani Histórico, assim como os cantores Pascuala Ilabaca, Joe Vasconcello e Prince Royce