8 5
Siga o OTD

Santiago 2023

Bárbara Rodrigues é campeã no último dia do caratê no Pan

Bárbara Hellen Rodrigues fica com a medalha de ouro na despedida do caratê no Pan de Santiago

Bárbara Rodrigues segura medalha de ouro e veste blusa verde
(Marina Ziehe/COB)

Santiago – Último dia de competições em Santiago e com pódio do Brasil no caratê. Bárbara Hellen Rodrigues levou o ouro na categoria até 68kg feminino. Vinícius Figueira e Alisson Sobrinho também foram os representantes brasileiros no caratê neste domingo.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Para chegar ao pódio, Bárbara Hellen Rodrigues lutou quatro vezes, venceu 3 combates e empatou um. Já na semifinal dos 68kg, a brasileira enfrentou a americana Skylar Lingl na semifinal. A luta foi de muita análise das duas atletas. Faltando 20 segundos, as duas caratecas pontuaram. Logo depois, Bárbara investiu novamente e nova pontuação foi dada. Com 2 a 1, a brasileira fez nova investida e marcou novamente faltando 3 segundos para o final do combate.

Na decisão, contra a colombiana Wendy Mosquera. As duas pontuaram simultaneamente já no início da luta. Depois, a colombiana conseguiu um yuko e a brasileira empatou segundos depois. Com direito a revisão de vídeo, Bárbara conseguiu mais um ponto, virando a luta em 3 a 2. Faltando 20 segundos, a brasileira voltou a pontuar e fechou o placar em 4 a 2, garantindo o ouro.

“Eu estou muito feliz, foi muito difícil a trajetória até aqui, então voltar para casa com esse ouro é muito bom”, confessou sorridente a campeã Pan-Americana. Bárbara também analisou sua campanha até chegar na medalha de ouro. “Foi bem difícil, na fase de grupos eu enfrentei as melhores atletas da minha categoria, então tive que entrar atenta desde o início da luta. Mas me sentia preparada para o Pan, eu venho pegando muitas chaves difíceis em outras competições. Então quando foi passando e eu cheguei na final, estava muito confiante. Eu tinha certeza que ia levar essa medalha para casa”, contou a carateca.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Por crise de ansiedade, Alisson não enfrenta chileno

Lutando na categoria até 75kg masculino, Alisson Sobrinho fez três lutas, perdeu para Juan Landazuri por 7 a 2 e para o guatemalteco Allan Maldonado por 5 a 1, mas venceu o americano Safin Kasturi por 3 a 1. Porém, antes da luta contra o chileno Matías Rodríguez, o brasileiro teve uma crise de ansiedade. Prontamente a comissão técnica acolheu o atleta e decidiu por abrir mão da luta, uma vez que Alisson não tinha condições de lutar.

Vinícius Figueira também lutou neste domingo, mas o brasileiro não passou da fase de grupos da categoria 67kg.

Balanço geral do caratê em Santiago

Com a medalha de Bárbara Rodrigues, o Brasil fechou os Jogos Pan-Americanos com seis medalhas no total, sendo elas, um ouro com Bárbara Rodrigues, Lucas Hardy ficou com a prata, Douglas Brose, Brenda Padilha, Giovani Salgado e Kelly Brandão terminaram o Pan com o bronze.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Santiago 2023